Sete municípios do Algarve celebram Semana Europeia da Mobilidade

Este ano Semana Europeia da Mobilidade tem como tema “Mova-se de forma sustentável. Seja saudável”

Faro, Lagos, Loulé, Portimão, Silves, São Brás de Alportel e Tavira são os municípios algarvios que participam, a partir de amanhã, dia 16 e até 22 de Setembro, na Semana Europeia da Mobilidade, que este ano tem como tema “Mova-se de forma sustentável. Seja saudável”.

Assinalada todos os anos, a Semana Europeia da Mobilidade oferece a cidadãos a oportunidade de experimentarem atividades dedicadas à mobilidade sustentável, para sensibilizar as comunidades sobre a necessidade de mudança de comportamentos.

Passeios de bicicleta em família, caminhadas para observar a fauna e flora da região, workshops, convívios de skaters, exposições ou ações de sensibilização são algumas das propostas nos sete concelhos algarvios participantes.

 

 

Durante a Semana Europeia da Mobilidade, FARO irá ter uma exposição de rua “Mova-se de forma sustentável, seja saudável ” que terá um conjunto de peças sobre mobilidade sustentável preparado por docentes e alunos do curso de pós graduação em Cidades Sustentáveis, que ficará patente no Largo Pé da Cruz até ao dia 30 de setembro.

Também a partir do dia 16, serão lançados os mapas “Faro, Cidade de 15 minutos” que apresentarão, em formato digital e, posteriormente, em mupis distribuídos pela cidade, vários percursos que podem ser realizados a pé em 10 ou 15 minutos.

Já de 18 a 22, o jardim Manuel Bivar irá receber, entre as 10h00 e as 19h00,workshops, exposições, tertúlias, ciclo de passeios, caminhadas e corridas, patinagem, gincanas, circuitos de segurança rodoviária, entre outras iniciativas.

O programa incluirá também a ação “Vamos aprender a andar de bicicleta com o AEPRosa [Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa]”, dirigida a crianças, jovens e adultos do concelho.

A capital algarvia vai ter também passeios de bicicleta em família, cursos de iniciação à bicicleta, uma campanha de recolha destes veículos e acessórios e um stand BIKEME para divulgação e experimentação destes meios de deslocação sustentáveis.

O evento vai ainda contar com tertúlias, nos dias 20, 21 e 22 de Setembro, às 17h00, no âmbito dos temas da mobilidade e da sustentabilidade, com a participação de várias entidades e parceiros envolvidos neste projeto.

O encerramento do evento está marcado para 22 de Setembro, às 17h30, no Parque Ribeirinho, com os concertos de “Funkarmonica” e Helena Madeira (“Concerts on the Bike & All”), que poderão ser vistos de bicicleta, trotineta, de skate ou a pé.

A restante programação da Semana Europeia da Mobilidade para Faro poderá ser consultada aqui.

 

Durante toda a semana, de 16 a 22 de Setembro, LAGOS terá os transportes urbanos “A Onda” gratuitos para todos, bem como irá a todas as turmas de 1º ciclo das escolas do concelho apresentar o projeto “Pé no Pedal”. Já na “Lagos em forma”, quem quiser experimentar de forma gratuita a piscina, ginásio e aulas de grupo poderá fazê-lo durante estes dias.

Os residentes no concelho poderão usufruir de um desconto de 30% ao alugar bicicletas na Daily Rent, ou até passear gratuitamente nos veículos da Lagos Bike Tours (sujeito à disponibilidade de bicicletas).

No dia 17 de Setembro, o Jardim da Ciência vai receber a atividade “Mova-se de forma sustentável”, uma iniciativa a decorrer entre as 10h00 e as 17h00 dinamizada pelo Centro Ciência Viva de Lagos.

A 18, decorrerá um workshop, pela Bike Sul, sobre mecânica de bicicletas para famílias e uma exposição de veículos sobre rodas, às 16h00, no Centro Cultural de Barão de São João.

Às 17h00, terá lugar um passeio livre em família, com partida do Centro de BTT de Lagos (na Mata de Barão), com o percurso “Rota da Mata Nacional”.

“Redescobrir a nossa Terra” dará a conhecer, no dia 18 e 19, as rotas pedestres existentes no concelho, integrado no projeto “Saúde em Movimento 2020/2021”.

No dia 20, a “Caminhada da Biodiversidade” observará a fauna e flora da Ponta da Piedade, com os utentes dos lares da Santa Casa da Misericórdia de Lagos, numa parceria com a associação A Rocha. Os passeios têm hora marcada para as 10h00 e para as 16h00 e terão a duração de 45 minutos.

O Roller Lagos Clube de Patinagem vai ainda organizar uma demonstração e convívio de skaters, a ter lugar a 17 de Setembro, às 17h00, no Skate Parque de Bensafrim, no dia 18, às 10h00, no Skate Parque de Lagos, e no dia 20, às 17h00, no Skate Parque de Barão de São João.

No dia 22 de Setembro, Dia Europeu sem Carros, Lagos terá uma gincana de bicicletas nas escolas do concelho, pela Bike Sul, e uma “Cãominhada”, pelo Canil Municipal, a começar às 9h30 na Mata Nacional de Barão de São João, onde poderá levar o seu animal de estimação ou passear com os cães disponíveis para adoção.

O programa completo das iniciativas em Lagos poderá ser consultado aqui, sendo que as inscrições podem ser feitas para este e-mail.

 

 

LOULÉ também vai aderir à Semana Europeia da Mobilidade com a divulgação do vídeo promocional “SEM 21” nas redes sociais e site do município, de forma a sensibilizar os munícipes para a mobilidade suave.

Também PORTIMÃO não vai ficar de fora, tendo planeado uma semana intensa de atividades, de 17 a 22 de Setembro, entre a cidade e Alvor.

As atividades planeadas começam a 17 de Setembro, sexta-feira, com um passeio a pé por um percurso histórico-cultural noturno, guiado pelas técnicas da Casa Manuel Teixeira Gomes e com partida junto ao Coreto de Portimão. O percurso está sujeito a inscrição prévia e limitada, através do telefone 282 480 492.

Para o dia 18, às 17h00, com ponto de encontro na antiga lota de Alvor, está prevista uma visita à Estação Salva-vidas, um projeto que, segundo a autarquia de Portimão, «visa dar voz à comunidade e leva os visitantes a conhecerem o processo de intervenção do núcleo museológico dedicado à história deste equipamento e à tradição piscatória da comunidade local».

Nos dias 18 e 19, haverá passeios em barco solar, com o bilhete a custar 7,5 euros por adulto e as crianças até aos 10 anos a pagar metade deste valor, numa ação intitulada “Pelas margens da História do Arade”, que será guiada pela equipa da Algarve Sun Boat.

O local de embarque será no cais do Clube Naval de Portimão e os passeios começam às 10h00, 11h30, 15h00 e 16h30, tendo a embarcação uma capacidade para oito pessoas. As reservas devem ser feitas para o telemóvel 919 919 450 ou para o email. Os bilhetes permitirão ainda a entrada gratuita no Museu de Portimão durante o mês de Setembro.

Também a 19, a proposta é de uma nova visita às “Paisagens Urbanas”, desta vez durante o dia, através de um percurso histórico-cultural à descoberta do património. O ponto de encontro será às 15h30 no Largo da Câmara (Palácio Bivar), sendo as inscrições obrigatórias através do telefone 282 480 492.

O município vai associar-se também às atividades da Semana da Bicicleta, organizada pela Associação Trail Runners e, nos dias 18 e 19, junta-se aos Prólogos e Provas Maratona e Meia Maratona de BTT “Portimão Bike Challenge” e à exposição de equipamentos e acessórios para bicicleta.

Já nos dias 21 e 22 de Setembro, às 15h00, no auditório do Portimão Arena, terão início workshops em torno da Mobilidade Sustentável e Saudável com a apresentação de ideias e propostas para uma melhor e mais saudável mobilidade, com oradores bem conhecidos como Pedro Ribeiro da Silva (urbanista e planeador do território), Paula Teles (diretora da MPT – Mobilidade e Planeamento do Território) e Joana Cruz (nutricionista). O workshop terá transmissão online no Facebook.

No dia 21, haverá um passeio “Ao sabor da maré”, num percurso ao entardecer pela freguesia de Alvor. O ponto de encontro será junto ao Complexo Desportivo de Alvor, às 18h30, com inscrição obrigatória através do e-mail. No dia seguinte, a proposta é “Caminhar à beira-mar”, com ponto de partida às 18h30, junto ao Clube Naval, e inscrição prévia obrigatória para o e-mail.

O Vai e Vem – Circuito Urbano de Portimão será gratuito nos dias 18 e 19 de Setembro.

Em parceria com a Junta de Freguesia de Alvor, o município de Portimão assinalará o Dia Europeu Sem Carros em Alvor, por forma a levar a população e turistas a (re)descobrirem o centro da vila, mas livre de circulação automóvel.

O trânsito automóvel estará interditado a 19 de Setembro, entre as 11h00 e as 19h00, na rua Vasco da Gama, Pedro Alvares Cabral, rua Dr. Frederico Ramos Mendes, rua D. João II, rua do Castelo, rua Padre Mendes, rua Dr. Afonso Costa, rua 1º de Dezembro, rua dos Pescadores, rua de São João e a rua Maria Teresa J. Duarte Dionísio.

Nesse dia, os carros darão lugar à circulação de pessoas pelas ruas do centro de Alvor, possibilitando assim «espaço para a música, a animação desportiva e as vivências de outrora, com as gentes da vila a mostrarem as suas artes e ofícios e as crianças a brincarem aos jogos tradicionais», realça a autarquia de Portimão.

O aguadeiro estará de volta às típicas artérias de Alvor, na companhia do seu burro, a distribuir água fresca, cruzando-se com o comboio turístico, que nesta data tem bilhetes especiais a um euro.

A juntar ao tradicional Mercadinho da Ria, serão disponibilizadas bicicletas grátis para circular pelas ruas de Alvor, além de trotinetes. Também lá estará a empresa “Tula Labs”, uma startup de Portimão que disponibiliza diversos veículos elétricos.

Para explorar a Ria de Alvor, haverá à disposição pranchas de paddle, canoas e “gaivotas” gratuitamente disponíveis, durante a manhã, no Clube Naval D. João II.

A restante programação da Semana Europeia da Mobilidade em Portimão poderá ser consultada aqui.

 

Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação (Arquivo)

 

TAVIRA irá fechar algumas das ruas do centro histórico, no âmbito do Dia Europeu sem Carros 22 de Setembro), abrindo-as apenas para pedestres, ciclistas e transportes públicos. São elas: a Rua da Liberdade, Rua José Pires Padinha, Rua Corte Real, Rua Jaques Pessoa, bem como a Ponte do Gilão.

Em SÃO BRÁS DE ALPORTEL será celebrado apenas o Dia Europeu sem Carros, no dia 22 de Setembro, às 17h30, junto ao Skate Parque, com animação desportiva e atividades diversas.

A iniciativa terá também um percurso livre de trânsito na rua Dr. Alberto Sousa, entre a rotunda do saber (skate parque) e a rotunda da empreita (piscinas cobertas).

Em SILVES, a Semana Europeia da Mobilidade começará no dia 16 de Setembro, às 17h00, com uma marcha e, às 18h30, com uma corrida, ambas no Parque da Cidade de Silves, dinamizado pelo Centro Municipal de Marcha e Corrida.

No dia seguinte, serão percorridos de modo virtual, de bicicleta, os 22 quilómetros do setor 10 da Via Algarviana, que integra também o território do Aspirante Geoparque Algarvensis.

Nos dias 18 e 19, sábado e domingo, a iniciativa “Manhãs a Rolar” incentivará a população à utilização de bicicletas e outros meios de mobilidade sustentável, a decorrer entre as 10h00 e as 12h00, no Skate Parque e na Ciclovia do Parque da Cidade de Silves.

Ainda no dia 19, haverá um passeio de bicicleta às 10h00, promovido pelo Grupo Aventura e Desporto de Alcantarilha Gare, a decorrer entre a sede do grupo e a escola primária do Malhão. No dia seguinte, haverá outro passeio, dinamizado pela Associação BTT Algarve Maniacs, a começar às 18h00, em Armação de Pêra.

Para o dia 21, está marcada uma marcha (a ter início às 17h00) e uma corrida (a começar às 18h30), dinamizadas pelo Centro Municipal de Marcha e Corrida, a decorrer em São Bartolomeu de Messines.

Para terminar a Semana Europeia da Mobilidade, em Silves, será organizado um “Comboio de Bicicletas”, com a colaboração da Associação Extremosul, a fim de integrar os alunos do 2º e 3º ciclos nas atividades.

A iniciativa vai dividir-se em duas partes, tendo a primeira partida às 8h00, de Aldeia Ruiva, e chegada prevista às 8h25 à EB 2,3 João de Deus, e, a segunda, partida da mesma instituição de ensino às 16h00 e 18h00 e regresso à aldeia às 16h30 e 18h30.

Silves comemorará ainda o Dia Europeu Sem Carros no dia 22 de Setembro, com um incentivo à população para que ande a pé ou utilize bicicletas na deslocação para a escola ou trabalho.

 

 

As iniciativas a nível regional e nacional poderão ser consultadas no site da Semana Europeia da Mobilidade.

A Semana Europeia da Mobilidade assenta numa parceria entre redes de autoridades locais e especialistas em mobilidade e comunicação, sendo, em Portugal, coordenada pela Agência Portuguesa do Ambiente.

 

 



Comentários

pub