Luta pela Câmara de São Brás tem atual autarca, um recandidato pelo PSD e um “paraquedista”

Veja a infografia com todos os candidatos

Cinco candidatos concorrem à Câmara de São Brás de Alportel nas Eleições Autárquicas de dia 26 deste mês. Vítor Guerreiro, atual presidente, luta por um último mandato, com a concorrência, mais uma vez, de Bruno Sousa Costa (PSD), mas também de estreantes. 

Desde 2002 que Vítor Guerreiro desempenha cargos no executivo de São Brás. Começou nesse ano, como vereador, passou a vice-presidente, em 2005, e chegou a presidente em 2013.

Nas últimas eleições, em 2017, foi reeleito e procura agora um último mandato.

Como um dos principais concorrentes, o atual autarca volta a ter Bruno Sousa Costa (PSD).

O social-democrata, que é empresário e licenciado em Engenharia Civil, repete a candidatura de 2017 quando também tentou ser presidente. Acabou por ser eleito vereador e tem sido o rosto da oposição a Vítor Guerreiro.

Na corrida à Câmara Municipal, há um nome pouco – ou mesmo nada – conhecido em São Brás de Alportel.

Trata-se de Francisco Laplaine Guimarães, o cabeça de lista do CDS que é…natural de Lisboa e não tem nenhuma ligação, que seja conhecida, ao concelho algarvio.

Além de vice-presidente do CDS a nível nacional, desde Janeiro de 2020, é um dos braços direitos de Francisco Rodrigues dos Santos, o líder dos centristas.

O Chega estreia-se, este ano, na corrida autárquica a São Brás de Alportel.

Bráulio de Jesus Moreira, empresário no ramo da agropecuária e bombeiro voluntário, é o candidato e ficou conhecido, nas redes sociais, por uma recente participação num debate entre os cabeças de lista de São Brás de Alportel.

O enfermeiro Antonino Costa (CDU), que trabalha no Centro de Medicina e Reabilitação do Sul, fecha o rol de candidaturas à Câmara Municipal.

Para a Assembleia Municipal, o médico Ulisses Brito, atual presidente, volta a ser o candidato do PS para este órgão autárquico.

No PSD, o cabeça de lista é Fabiano Rodrigues que, desde 2017, é deputado municipal pelos sociais-democratas.

Pela CDU, Mário Cunha, que também é deputado municipal, é o cabeça de lista desta coligação de esquerda.

Bráulio Moreira, além de concorrer à Câmara, também encabeça a candidatura do Chega à Assembleia Municipal. Paulo Gago concorre pelo CDS.

O concelho de São Brás de Alportel tem a particularidade de só ter uma freguesia.

Para este órgão autárquico, o socialista João Rosa é recandidato a presidente, tendo a concorrência de Maria Cesaltina Conceição (PSD), Adriana Cavaco (CDU) e…Bráulio Moreira (Chega) que também se candidata à Junta.

Em 2017, votaram no concelho de São Brás de Alportel 5.207 pessoas, num universo de 9.185 inscritos, o que corresponde a 56,69% do total (a abstenção foi de 43,31%).

O PS recebeu 61,80% dos votos e elegeu 4 vereadores (presidente da Câmara incluído) e o PSD/CDS/MPT/PPM alcançou 28,44% (1 vereador).

A CDU teve 6,30% dos votos.

 

 

 



Comentários

pub