Centro Hospitalar Universitário do Algarve participou em tertúlia sobre “Línguas e Inclusão”

«16% dos episódios de urgência no CHUA são utentes estrangeiros. Representam quase 60 mil atendimentos anuais, só na urgência»

Foto: Nuno Costa | Sul Informação

O Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) participou, a convite da representação da União da Europeia, na tertúlia “Línguas e Inclusão” que deu o mote ao encerramento da Feira das Línguas que teve lugar nos dias 24 e 25 de Setembro, em Faro. 

«O vogal executivo Paulo Neves representou o CHUA, não só na qualidade de maior instituição empregadora da região, que integra nos seus quadros quase quatro centenas de profissionais de nacionalidade estrangeira, mas também pelo serviço que presta a utentes provenientes dos quatro cantos do mundo», diz o CHUA.

Na sua intervenção, Paulo Neves destacou a representatividade que os estrangeiros, turistas e residentes têm no total dos atendimentos hospitalares.

«16 % dos episódios de urgência no CHUA são utentes estrangeiros. Representam quase 60 mil atendimentos anuais, só na urgência, a utentes de mais de 150 diferentes países, na sua multiculturalidade e mesmo opções religiosas às que importa dar respeito e atenção», disse.

Por esta razão, o CHUA tem vindo a apostar na criação de mecanismos que permitam ultrapassar as barreiras linguísticas que esta panóplia de nacionalidades por vezes levanta.

«Neste sentido, criámos recentemente uma bolsa de tradutores internos, disponíveis 24h00 por dia, desenvolvemos parcerias com alguns consulados e com associações de residentes para a tradução de informação sobre os nossos serviços, que assim disponibilizamos aos utentes estrangeiros, e dispomos também da tradução telefónica através da plataforma do Alto Comissariado para as Migrações», destaca o Conselho de Administração do CHUA.

O Centro Hospitalar Universitário do Algarve também «faz questão de reconhecer a boa vontade dos seus profissionais em minimizar quaisquer desafios, quer linguísticos quer culturais, com os quais se deparam no desempenho das suas funções, mostrando sempre disponibilidade para atender bem quem nos procura, tendo em conta o facto de o CHUA atender, em média, mil novos doentes/dia além dos mais de 1100 internados ao nosso cuidado e outros em consulta externa nas nossas unidades».

Esta conversa, organizada pela Direção Geral da Tradução da Comissão Europeia e Representação da Comissão Europeia em Portugal, em colaboração com o Europe Direct Algarve, a Universidade do Algarve e o Município de Faro, entre outros parceiros, inseriu-se nas comemorações do Dia Europeu das Línguas, que se assinalou este domingo, 26 de Setembro.

Moderada por Manuel Célio Conceição, docente da Universidade do Algarve, além do vogal executivo do CHUA e Cônsul da República Checa, participaram ainda nesta tertúlia Ana Garrido, tradutora da Comissão Europeia, Paulo Correia, terminólogo, Ilda Cabeçadas, docente da Escola EB 2,3 de Vila do Bispo e Catarina Marques, docente de língua gestual portuguesa na Escola Secundária João de Deus, em Faro.

 

 



Comentários

pub