#SummerCEmp arranca em Alcoutim com jovens «expectantes» por debater a Europa

Evento reúne 32 jovens numa escola de Verão da Comissão Europeia em Portugal

Fotos: Rúben Bento | Sul Informação

A quarta edição do #SummerCEmp arrancou esta sexta-feira, 27 de Agosto, em Alcoutim, com 32 jovens expectantes por um fim de semana cheio de sessões, debates, exercícios e dinâmicas em equipa. O objetivo da iniciativa é entender melhor o futuro do projeto europeu e aprender mais sobre a União Europeia.

O #SummerCEmp é uma escola de Verão da Comissão Europeia em Portugal que, depois de ter passado por Monsanto (2017), Marvão (2018) e Monsaraz (2019), chega agora à vila de Alcoutim para um fim de semana cheio de Europa.

São 32 os jovens universitários que estão a participar no desafio da Representação da Comissão Europeia em Portugal e que, durante quatro dias, terão a oportunidade de debater, com um vasto leque de protagonistas, a atualidade portuguesa e europeia, de forma aberta e concreta. O evento conta com cerca de 70 oradores, moderadores e mentores, em quase 40 sessões.

O tema para a edição deste ano é «o salto para o futuro que nós queremos dar e isso significa falar de todos os temas que nos dizem respeito», disse Sofia Colares Alves, representante da Comissão Europeia em Portugal, em declarações aos jornalistas no arranque desta iniciativa.

«Em particular, temas de sustentabilidade e da transformação digital, mas também da igualdade, cidadania, discriminação, desinformação, comunicação, empreendedorismo, entre outros, porque estamos numa altura em que precisamos de ser inovadores e ainda mais empreendedores para encontrar soluções que façam arrancar ainda mais a nossa economia e nos tirem desta crise», explicou a representante.

 

Foto: Rúben Bento | Sul Informação

 

O Sul Informação esteve presente do arranque do #SummerCEmp 2021, em Alcoutim, e falou com alguns dos jovens algarvios que estão a participar na iniciativa.

Carolina Mascarenhas, estudante de Desenvolvimento e Cooperação Internacional (ISEG), natural de Tavira, revelou que «as expectativas estão altas» apesar de o #SummerCEmp 2021 «ter acabado de começar».

«Ainda nos estamos a conhecer uns aos outros. É um grupo muito diverso, com backgrounds académicos, profissionais, idades e géneros diferentes, o que vai enriquecer muito o debate», afirmou Carolina Mascarenhas, acrescentando que «vão ser uns ótimos quatro dias pois vamos aprender muito e criar contactos para o resto da vida».

Já António Luís, natural de Vila Real de Santo António e estudante de Ciência Política e Relações Internacionais (IEP-UCP), apesar de estar «um bocado apreensivo» por serem muitas novidades, conta que «estas iniciativas são essenciais para assegurarmos a continuidade do projeto europeu e a sustentabilidade da União Europeia que se vê tão ameaçada nos dias de hoje».

«Cabe-nos a nós mudar e zelar pelo projeto europeu. Por isso estou expectante apesar de recetivo com este #SummerCEmp», revelou o jovem.

 

Limpeza das ruas de Alcoutim – Foto: Rúben Bento | Sul Informação

 

Esta sexta-feira, o #SummerCEmp além de sessões, teve uma ação de limpeza das ruas de Alcoutim, numa parceria com a Agência Portuguesa do Ambiente, que recolheu 6,3 quilos de lixo, e um sunset com Mariana Vieira da Silva, ministra da Presidência e da Modernização Administrativa.

As sessões do evento contarão, ao longo destes dias, com «oradores de todos os quadrantes», incluindo «ministros, comissários, técnicos e pessoas que fazem políticas públicas aqui em Portugal mas também na União Europeia», realçou Sofia Colares Alves.

Também haverá lugar para empreendedores, inovadores, desportistas, artistas, entre outros profissionais para «debaterem todos os temas, de todos os ângulos, com visões e perspetivas diferentes, para poderem enriquecer o mais possível o debate com os jovens».

Mário Centeno, governador do Banco de Portugal e antigo ministro das Finanças, que tem raízes em Alcoutim, ou Fernando Frutuoso de Melo, chefe da Casa Civil do Presidente da República, são alguns dos oradores que, até segunda-feira, 30 de Agosto, vão participar em conversas inesperadas, numa «terra bonita e inovadora como Alcoutim», concluiu a representante da Comissão Europeia em Portugal.

A edição deste ano do #SummerCEmp conta com a colaboração do Município de Alcoutim e da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve.

 

Fotos: Rúben Bento | Sul Informação

 



Comentários

pub