Obras de Leonor Antunes na Coleção de Serralves mostram-se no Museu de Faro

Obras tomam como ponto de partida detalhes de casas modernistas que a artista visitou e estudou em pormenor

Leonor Antunes: «paving stones across the garden» – Foto: Filipe Braga | Serralves

A exposição «Leonor Antunes: medir, cuidar, enlaçar», que apresenta obra da artista presentes na coleção de Serralves, estão patentes no Museu Municipal de Faro até 17 de Outubro.

Leonor Antunes (Lisboa, 1972) é uma das artistas portuguesas com maior reconhecimento internacional, tendo recentemente representado Portugal na 58ª Bienal de Veneza (2019), e exposto a título individual em algumas das mais importantes instituições na Europa, nos EUA e na América do Sul.

«As suas esculturas partem de um conjunto de ações simples e delicadas que revelam uma profunda preocupação com as especificidades materiais e socioculturais dos lugares que habitamos», explica o Museu de Faro. O trabalho da artista «relaciona-se intimamente com a arquitetura e o design modernos e com a herança da arte minimalista e pós-minimalista das décadas de 1960-70», acrescenta.

A exposição «medir, cuidar, enlaçar» apresenta um conjunto de obras da artista pertencentes à Coleção de Serralves que tomam como ponto de partida detalhes de casas modernistas que a artista visitou e estudou em pormenor.

«Os trabalhos de Leonor Antunes acomodam-se à natureza de cada espaço expositivo, reconfigurando o modo como o vivenciamos», diz ainda o Museu.

A exposição, com curadoria de Joana Valsassina, integra o Programa de Exposições Itinerantes da Coleção de Serralves, que tem por objetivo tornar o acervo da Fundação acessível a públicos diversificados de todas as regiões do país.

 
 
 



Comentários

pub