Monchique: Dia Aberto para todos quantos queiram conhecer o sítio arqueológico do Esgravatadouro

No alto do cerro, há um monumento sepulcral neolítico, com mais de 5000 anos

Um “dia aberto” à população, em que todos os interessados poderão visitar a escavação arqueológica que está a decorrer no Esgravatadouro, concelho de Monchique, vai decorrer na sexta-feira, dia 13 de Agosto, entre as 8h00 e as 13h00.

Além de poderem visitar a escavação arqueológica e de terem a oportunidade de visualizar um monumento sepulcral neolítico, os visitantes terão a oportunidade de contactar com a equipa de arqueologia que está a investigar o monumento e, nesse âmbito, receber informações acerca dessa realidade funerária com mais de 5000 anos.

Não é necessária inscrição, bastando aos interessados comparecer no local entre as 08h00 e as 13h00.

As coordenadas para o monumento são as seguintes: latitude 37º17’9.142″N ; longitude 8º32’25.507″W.

Direções para lá chegar: na estrada para Monchique, na zona das Caldas de Monchique, existe uma placa sinalética que diz Esgravatadouro, junto ao antigo restaurante “O Rouxinol”.

Dever-se-á percorrer esse caminho alcatroado durante aproximadamente 1300 metros. Antes de se chegar ao cruzamento do Esgravatadouro (cerca de 200 metros antes) existe um caminho em terra batida à direita, que estará assinalado com fita vermelha. A sepultura encontra-se no topo desse cerro, portanto, dever-se-á seguir o caminho em terra batida e virar na primeira curva à esquerda até ao topo do cerro (cerca de 200 metros).

 

 



Comentários

pub