Membros do júri do Prémio Nacional João de Deus visitaram Silves

Vencedor do galardão vai ser conhecido a 8 de Janeiro

José António Gomes, Violante Magalhães e Catherine Dumas, membros do júri do Prémio Nacional João de Deus estiveram em Silves, nos dias 14 e 15 de Agosto, para estabelecerem o primeiro contacto com as 82 obras literárias concorrentes ao galardão, que serão alvo de apreciação nos próximos meses. O trabalho vencedor será revelado a 8 de Janeiro de 2022.

A Câmara de Silves conta que, «a par da visita, à terra natal de João de Deus, a agenda dos jurados foi preenchida com a visita às freguesias de São Bartolomeu de Messines e Silves, nomeadamente a Casa Museu João de Deus, o Museu do Traje e das Tradições, o Museu Municipal de Arqueologia, e os monumentos: Igreja Matriz de São Bartolomeu de Messines, Cruz de Portugal e Castelo de Silves, locais onde tiveram a oportunidade de desfrutar da paisagem circundante da cidade outrora capital do Algarve mourisco».

Os membros do júri percorreram ainda as ruas decoradas com os adereços habitualmente utilizados nas edições da Feira Medieval e assistiram ao espetáculo, as noites do Al–Andalus no Castelo de Silves, incluído na iniciativa Silves Medieval.

Ao instituir o Prémio Nacional João de Deus, o Município de Silves «pretende honrar a memória deste insigne escritor nascido em São Bartolomeu de Messines, cuja obra representa um património da mais elevada importância para a cultura nacional e regional, sendo motivo de orgulho para todos os silvenses, assim como distinguir e divulgar a criação literária de autores com obra publicada em língua portuguesa».

 



Comentários

pub