Castro Marim já tem Gabinete de Crise para apoiar vítimas do incêndio

Autarquia diz que os lesados precisam de «ajudas urgentes»

Castro Marim constituiu um Gabinete de Crise para apoiar as vítimas do incêndio, que consumiu cerca de 6700 hectares de floresta e que afetou também «algumas casas e armazéns que arderam por completo», anunciou hoje, 18 de Agosto, a Câmara Municipal.

No concelho de Castro Marim, segundo a autarquia, «uma família perdeu todos os bens e muitas famílias perderam as suas plantações agrícolas, que eram fonte direta de sustento».

Para apoiar os lesados, a Câmara Municipal de Castro Marim decidiu criar um Gabinete de Crise, que já teve a sua primeira reunião.

Neste primeiro encontro, o autarca Francisco Amaral explicou que «os apoios do Estado, carregados de burocracia e morosidade, podem não responder a estas situações, que requerem ajudas urgentes. Temos pelo menos uma família que perdeu tudo neste incêndio, não vamos deixá-la desamparada à espera de apoios que nunca levam menos de um ano».

Na mesma reunião, o presidente da Câmara de Castro Marim considerou ainda que existiram «falhas no combate ao incêndio», nomeadamente na retirada dos meios aéreos quando o incêndio foi declarado como dominado e qualificou de «superficiais e enganadoras» as declarações feitas por Patrícia Gaspar, secretária de Estado da Proteção Civil, que disse que a operação estava de parabéns e que os resultados tinham sido positivos, uma vez que o incêndio tinha uma área potencial de expansão de 20 mil hectares, tendo consumido apenas 6700.

Nesta primeira reunião do Gabinete de Crise, revela a Câmara de Castro Marim, ficou decidida a atribuição de apoios económicos urgentes aos agricultores mais carenciados, de apoios à replantação de efetivos de produção, a aquisição urgente de rações para os animais e abertura de uma conta solidária para a população mais atingida.

Segundo a Câmara de Castro Marim, «a concretização destas medidas municipais representa um investimento considerável, mas entende o executivo que é fundamental para as pessoas e para o território».

Esta quinta-feira, 19 de Agosto, Pedro Valadas Monteiro, diretor regional de Agricultura, a convite da Câmara de Castro Marim, vai reunir-se com os agricultores das áreas atingidas. Este encontro vai decorrer no Centro Multiusos do Azinhal às 15h00.

O Município de Castro Marim vai ter também um gabinete móvel no terreno, para ajudar as pessoas a preencher as fichas de ocorrência de prejuízos agrícolas.

 



Comentários

pub