Bombeiros de Lagos vão ter segunda Equipa de Intervenção Permanente

Serão mais cinco bombeiros em regime de permanência

Foto de Arquivo

O concelho de Lagos vai passar a contar com mais uma Equipa de Intervenção Permanente (EIP) no corpo de Bombeiros Voluntários. A decisão, aprovada na última reunião da Câmara Municipal, surge no seguimento da resposta positiva por parte da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

À primeira equipa, constituída no passado mês de Maio e já em funções, irá agora juntar-se uma segunda equipa constituída por cinco bombeiros em regime de permanência.

«Estas EIP têm a exclusiva missão de assegurar, em permanência, serviços de socorro às populações, exercendo a sua missão todos os dias úteis», explica a Câmara de Lagos.

A minuta do protocolo a celebrar entre a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), o município de Lagos e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Lagos (AHBVL), que vai regular as condições de contratação, funcionamento e manutenção, pela AHBVL, de elementos que integrarão a Equipas de Intervenção Permanente (EIP), já foi aprovada pelo executivo municipal e agora aguarda homologação por parte do Ministro da Administração Interna, para dar inicio à sua operacionalização.

A ANEPC e o município de Lagos comparticipam, em partes iguais, a remuneração dos elementos das EIP, «atribuindo à AHBVL, mensalmente, por cada elemento contratado, o respetivo valor, bem como demais encargos», acrescenta a autarquia.

Esta medida, acrescenta o Município de Lagos, «encontra-se integrada nas transferências de competências para os órgãos municipais no domínio do apoio às equipas de intervenção permanente das associações de bombeiros voluntários e para os órgãos das entidades intermunicipais».

 



Comentários

pub