Algarve volta a entrar em Estado de Petisco

Evento mantém a sua vertente solidária com o valor do seu Passaporte (1,50 euros) a reverter na totalidade para apoiar projetos sociais

Recanto dos Mouros

A Rota do Petisco regressa de 10 de Setembro a 10 de Outubro, passando por 11 concelhos algarvios. Entre petiscos, doces tradicionais ou criações de conceituados chefs, este ano há uma novidade: a “Rota do Mundo” para quem tem saudades de viajar.

A edição deste ano percorre 11 municípios algarvios, propondo descobrir as suas mais típicas iguarias, capazes de revelar a sua identidade, história, cultura e tradições.

«Assim, eis os municípios que este ano entram oficialmente em Estado de Petisco: Aljezur, Vila do Bispo, Lagos, Portimão, Monchique, Lagoa, Silves, Albufeira, Loulé, São Brás de Alportel e Tavira», diz a Associação Teia d’Impulsos.

 

Nau L

 

Em relação ao ano passado, saem Faro e Olhão, mantendo-se também de fora Alcoutim, Castro Marim e Vila Real de Santo António.

O evento mantém a sua vertente solidária com o valor do seu Passaporte (1,50 euros) a reverter na totalidade para apoiar projetos sociais desenvolvidos por instituições das localidades que integram a Rota do Petisco.

Em 2021, serão apoiados nove projetos desenvolvidos pelas seguintes entidades: a Associação de Dadores de Sangue do Barlavento do Algarve (ADSBA), os Bombeiros Voluntários de Monchique e de São Brás de Alportel, a Casa do Povo de São Bartolomeu de Messines, o Centro de Apoio ao Sem Abrigo, o ECOS – Oficina de Dança, a Fundação Irene Rolo, o Grupo Desportivo Odeceixense e o HELP – Apoio ao Cuidador.

Para quem sente saudades de viajar, este ano será também possível carimbar o Passaporte, através da Rota do Mundo.

 

Gato Lambareiro

 

«Sabemos que os petiscos portugueses são de comer e chorar por mais, mas ninguém resiste às tapas da vizinha Espanha, a uma boa pasta italiana, a especiarias da Índia e muitos são também os amantes de sushi, pelo que tudo isso será possível encontrar na Rota do Petisco», diz a Associação Teia d’Impulsos.

Sob o lema “Petisque mas não Arrisque”, o projeto Rota do Petisco pretende dinamizar a restauração algarvia, em momento da retoma, após todos os entraves colocados pela pandemia.

De resto, a 3 de Setembro, a Rota celebra 10 anos de existência, «com a promessa de continuar a crescer, com qualidade, para mostrar o que de melhor se confeciona no Algarve em termos de gastronomia».

A Rota do Petisco é uma iniciativa organizada pela Associação Teia D’Impulsos, com o apoio e parceria de várias entidades públicas e privadas.

 

 

 



Comentários

pub