Veleiros participantes na 4ª Travessia Lisboa-Andaluzia-Ceuta-Alcoutim fazem escala em Portimão

Passagem pela Marina de Portimão terá lugar esta sexta-feira, 23 de Julho

Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação (Arquivo)

A Marina de Portimão será, esta sexta-feira, 23 de Julho, um dos pontos de paragem dos 25 veleiros que se fizeram ao mar hoje, a partir da doca de Alcântara, para participar na 4ª Travessia Lisboa-Andaluzia-Ceuta-Alcoutim, que vai decorrer até 11 de Agosto.

Depois do Porto de Sines, este será o segundo ponto de paragem dos barcos, cujas tripulações terão a oportunidade de visitar o Museu de Portimão, onde será entregue a cada representante dos veleiros em trânsito uma seleção de produtos locais, que apenas deverão ser degustados nas embarcações.

Esta iniciativa é organizada pela ANC – Associação Nacional de Cruzeiros, em colaboração com a associação espanhola 500 Años Circunnavegación a Vela.

Decorre no âmbito das comemorações do quinto centenário da primeira viagem de circum-navegação que, comandada pelo navegador português Fernão Magalhães e finalizada pelo espanhol Juan Sebastián Elcano, deu a primeira volta ao mundo entre 1519 e 1522.

Com um caráter cultural, histórico e desportivo, a frota de veleiros vai passar por vários portos e marinas de Portugal e Espanha, desde Lisboa a Ceuta, com a subida dos rios Guadalquivir a Sevilha e Guadiana a Alcoutim/Sanlucar, onde terminará o cruzeiro no dia 11 de Agosto.

Ainda no Museu de Portimão Isilda Gomes, presidente do município, vai oferecer um troféu em forma de sardinha, símbolo da cidade, a Pedro Xavier, presidente da ANC, e a Alberto Mendel, presidente da associação 500 Años Circunnavegación a Vela, numa cerimónia marcada para as 20h00.

A iniciativa celebrará assim esta expedição marítima de grande relevância histórica, «que pode ser considerada como o primeiro ato de globalização do planeta, abrindo ligações antes desconhecidas e configurando o mundo que hoje conhecemos», diz o município de Portimão.

 



Comentários

pub