SAL vai ajudar a criar sistemas alimentares sustentáveis em seis municípios algarvios

Nos concelhos de Albufeira, Castro Marim, Lagos, Loulé, São Brás de Alportel e Tavira

O projeto Sistemas Alimentares Locais (SAL) está a entrar na fase final e vai criar sistemas alimentares sustentáveis em seis municípios do Algarve, depois de ter promovido, ao longo dos últimos cinco meses, 28 ações de capacitação dos parceiros do projeto, entre webinares, formação modular, ações de intercâmbio, oficinas com especialistas e reuniões de acompanhamento.

A fase final do projeto passa por pôr em prática oito sistemas alimentares locais, da iniciativa das autarquias ou de agricultores, nos concelhos de Albufeira, Castro Marim, Lagos, Loulé, São Brás de Alportel e Tavira.

O SAL deu os primeiros passos em Março, com o objetivo de mobilizar «atores-chave da região do Algarve e também de outros locais do país, em torno da temática dos sistemas alimentares territoriais e sustentáveis», revelou a associação In Loco, responsável pela implementação do projeto.

Nos primeiros meses, o enfoque foi para a capacitação, através de atividades que visaram, desde logo, «criar um entendimento conceptual comum acerca da importância dos sistemas alimentares territoriais para a sustentabilidade e para o desenvolvimento das economias locais».

Outra meta foi «apoiar os atores locais na implementação de sistemas alimentares sustentáveis nos seus territórios, nomeadamente propiciando momentos de contacto com boas práticas a decorrer no país e momentos de análise e de discussão acerca dos constrangimentos sentidos nas iniciativas que estão a desenvolver e soluções a aplicar».

«No total foram proporcionadas mais de 50 horas de ações de capacitação e o projeto trouxe para a participação 77 representantes de autoridades locais e regionais, de organizações não governamentais, de instituições de ensino superior e também agricultores/as e cidadãos/ãs», revelou a Inloco.

Foram ainda formuladas parcerias com sete organizações do país, «de forma a trazer o seu conhecimento e experiência neste tipo de sistemas e temáticas relacionadas, promovendo momentos de intercâmbio com os participantes envolvidos».

O projeto SAL tem financiamento do programa Civic Europe.

 

 



Comentários

pub