“Prémio Estação Imagem” expõe trabalhos vencedores de fotojornalismo em Loulé

Exposição estará patente até 4 de Setembro na Galeria de Arte do Convento Espírito Santo

Foto: Gonçalo Dourado

A exposição com os trabalhos vencedores do “Prémio Estação Imagem Coimbra” 2021 vai estar patente na Galeria de Arte do Convento Espírito Santo, em Loulé, e poderá ser visitada a partir desta sexta-feira, 30 de Julho, até 4 de Setembro.

Trata-se do principal prémio internacional de fotojornalismo que se disputa anualmente em Portugal desde 2010, e que integra também candidaturas de fotojornalistas dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e da Galiza, e também dos fotojornalistas portugueses aí residentes.

A exposição será inaugurada esta sexta-feira, 30 de Julho, às 18h00.

Com entrada livre, poderá ser visitada de terça-feira a sábado, das 10h00 às 16h30, tendo os visitantes o dever de cumprir as normas de segurança da Direção-Geral de Saúde, nomeadamente o uso obrigatório de máscara.

Quanto às obras expostas estará a do fotojornalista Gonçalo Delgado, grande vencedor desta 12ª edição, com «uma reportagem que põe em confronto a vida e o espectro da morte, o nascimento e a agonia, representados pelas unidades de obstetrícia e de cuidados intensivos Covid- 19, separadas apenas por um andar na mesma unidade hospitalar», diz nota enviada às redações pela autarquia de Loulé.

Para Fotografia do Ano, a escolha dos jurados foi para uma foto do fotojornalista galego Brais Lorenzo Couto, obtida durante a celebração do 98º aniversário de uma utente num lar de idosos fortemente atingido pelo coronavírus.

Nesta mesma categoria, o júri decidiu atribuir ainda uma menção honrosa à fotografia de Nuno André Ferreira, que mostra uma criança num cenário de incêndio florestal.

Nas restantes categorias, o júri internacional premiou os fotojornalistas João Porfírio, Ana Brígida, Tiago Fonseca e Leonel de Castro.

Foram ainda atribuídas menções honrosas a José Fernandes, Francisco Romão Pereira, Pedro Gomes Almeida e Paulo Nunes do Santos.

Num ano marcado pela pandemia, o confinamento e as restrições a todas as atividades, o júri decidiu não atribuir quaisquer prémios nas categorias Arte e Espetáculos, Ambiente e Desporto.

A Bolsa Estação Imagem 2021 Coimbra foi atribuída ao fotojornalista Nuno André Ferreira, que se propõe desenvolver um trabalho sobre a vivência, tradição e importância histórica das repúblicas estudantis, que são património da cidade e universidade de Coimbra.

Apesar do contexto de confinamento que se prolongou por grande parte do ano, foram submetidos a concurso mais de 300 trabalhos.

O júri desta 12ª edição do “Prémio Estação Imagem” foi presidido por Thomas Borberg, editor-chefe de fotografia do jornal Politiken, da Dinamarca, e também jurado do World Press Photo.

O concurso contou ainda, como jurados, com Jodi Bieber, vencedora de vários prémios internacionais, incluindo o Premier Award da World Press Photo em 2010, Fabio Bucciarelli, fotógrafo, jornalista e escritor cujos trabalhos têm sido reconhecidos com prémios como Fotógrafo do Ano 2019, Medalha de Ouro Robert Capa, World Press Photo ou Best of Photojournalism, ou Aïda Muleneh, fundadora e diretora do Addis Foto Fest que iniciou carreira no The Washington Post e tem um resumo do seu trabalho na coleção permanente do Museu de Arte Moderna (MoMA);

Também Muhammed Muheisen, fotógrafo da National Geographic e duplo vencedor do Prémio Pulitzer, e Pierre Fernandez, Gestor Operacional para a Promoção de Conteúdos Multimédia da Agence France-Presse (AFP), fizeram parte do grupo de jurados do concurso.



Comentários

pub