Pessoas retiradas de casa devido ao incêndio já regressaram às suas habitações

Zona de apoio à população, no Portimão Arena, já foi desativada

Foto: Nelson Inácio | Sul Informação

As pessoas que foram deslocadas das suas casas durante este sábado, 17 de Julho, devido ao incêndio nos concelhos de Monchique e Portimão, já regressaram às habitações, acaba de anunciar o comandante operacional distrital do Algarve Richard Marques. 

Num ponto de situação realizado no Autódromo Internacional do Algarve, este responsável explicou que a zona de apoio à população, instalada no Portimão Arena, «foi desativada durante a manhã», tendo-se «procedido ao regresso das pessoas às suas casas».

No total, foram deslocadas 68 pessoas, com apoio da GNR, sendo que 21 dormiram no Portimão Arena. Além disso, também foram retirados 85 animais.

Também presente na conferência de imprensa, Isilda Gomes, presidente da Câmara de Portimão, explicou que tudo «correu muito bem» no Portimão Arena.

«As pessoas estiveram muito confortáveis, tomaram o pequeno almoço e regressaram às suas habitações», disse.

O incêndio, que deflagrou ontem, dia 17, perto da hora de almoço, foi dado como dominado às 7h15 de hoje, dia 18, e Richard Marques explicou que houve uma «ação incisiva», durante a noite, que permitiu este desfecho.

Agora, decorrem as ações de rescaldo, num dia que terá um «quadro meteorológico parecido a ontem», apesar de já se notar «alguma intensificação do vento» que poderá chegar a rajadas de «57 quilómetros por hora».

Por isso, o dispositivo «vai manter-se no terreno», até porque «vamos registar, de certeza, num incêndio desta dimensão, várias reativações que importa responder no imediato».

Rui André, presidente da Câmara de Monchique, falou mesmo na «importância deste momento e das próximas horas», dando, à semelhança de Isilda Gomes, os parabéns aos operacionais pelo facto de terem conseguido dominado o incêndio.

No total, arderam cerca de 2 mil hectares (1500 em Portimão, 500 em Monchique), sendo 211 de eucaliptal, 242 de matos, 20 de pastagem, 131 de sobreiros, 21 de pinheiros-mansos e 25 de terrenos agrícolas.

Richard Marques revelou, nesta conferência de imprensa, que, já a partir desta segunda-feira, 19 de Julho, vão estar disponíveis formulários, nos sites do Ministério da Agricultura e da Direção Regional de Agricultura e Pescas, para que os agricultores «possam reportar eventuais prejuízos».

No teatro de operações, para o rescaldo, continuam 454 operacionais, 155 veículos e 5 meios aéreos.

 

 



Comentários

pub