11 idosos do Lar da Pereira retirados por precaução devido ao incêndio, casas evacuadas

Já arderam anexos agrícolas e uma “fábrica” de mel

Foto: Nelson Inácio | Sul Informação

Onze idosos do Lar da Pereira, no interior do município de Portimão, foram retirados por precaução, devido ao avanço de uma das frentes do incêndio que começou, por volta da hora do almoço, na freguesia de Marmelete, mas já na fronteira entre os concelhos de Monchique e de Portimão.

Isilda Gomes, presidente da Câmara portimonense, em declarações à RTP, revelou que foram também evacuadas algumas casas dispersas, mas «apenas por precaução», devido ao aproximar das chamas desta zona, nas imediações do Autódromo Internacional do Algarve. Além disso, há estradas cortadas, com a GNR a não deixar circular na zona mais próxima do fogo.

Os onze idosos, alguns deles acamados, segundo a autarca, foram levados para o Portimão Arena, que, já na altura do grande incêndio de 2018, albergou centenas de pessoas desalojadas. Recentemente, funcionou também como hospital de campanha, pelo que estava preparado.

Isilda Gomes sublinhou que a ação dos bombeiros e dos meios aéreos está a ser «muito dificultada pelo vento, que vira com muita facilidade, e isso põe em causa as várias estratégias de combate ao incêndio traçadas até agora».

Por seu lado, Rui André, presidente do vizinho concelho de Monchique, onde este fogo começou, disse que já foram destruídos pelas chamas «alguns anexos agrícolas, de madeira», mas não tinha conhecimento de casas afetadas.

A SIC acrescentou que uma unidade de tratamento de mel foi completamente consumida, sabendo o Sul Informação que já foram queimados inúmeros automóveis e máquinas agrícolas.

No terreno, os meios têm estado a ser reforçados, com bombeiros de corporações todo o Algarve, mas também de fora da região. Segundo a Proteção Civil, já há 309 operacionais, apoiados por 91 viaturas. Há ainda oito meios aéreos a operar – três aviões pesados, um helicóptero pesado, dois ligeiros e dois helicópteros de coordenação. Os aviões têm estado a reabastecer-se no mar, frente à Meia Praia (Lagos), uma vez que as barragens da serra têm pouca água.

O incêndio começou pelas 13h26, no sítio do Tojeiro, Marmelete, na serra de Monchique. O fumo já se espalhou ao longo de dezenas de quilómetros, com o céu parcialmente tapado em todo o litoral desde Lagos a Armação de Pêra.

 

Fotos: Nelson Inácio | Sul Informação e outros

 



Comentários

pub