Incêndio de Monchique e Portimão está dominado

«Ação expressiva dos meios terrestres» permitiu dominar as chamas

Foto: Flávio Costa | Sul Informação – Arquivo

O incêndio que deflagrou este sábado, 17 de Julho, no Tojeiro (Monchique) e se alastrou para o concelho de Portimão ao longo do dia, foi dado como dominado às 7h15 deste domingo, dia 18. 

Ao Sul Informação, fonte do Comando Regional do Algarve da Proteção Civil explicou que foi aproveitada a «janela de oportunidade», durante a madrugada, com «condições climatéricas mais favoráveis».

Essa era, de resto, a esperança do comando de operações, como revelou, numa conferência de imprensa ontem ao final da tarde, o comandante Richard Marques.

Houve, segundo a mesma fonte do Comando Regional do Algarve, uma «ação expressiva dos meios terrestres» que permitiu dominar as chamas durante a noite.

Este incêndio começou na zona do Tojeiro, em Marmelete, concelho de Monchique, mas rapidamente se alastrou para o vizinho município de Portimão.

Além de ter consumido barracões, anexos, alfaias agrícolas e carros, o avanço do fogo foi obrigando à retirada de pessoas das suas habitações e à evacuação de um lar na Pereira (Portimão).

A frente Sul era, ao final da tarde de ontem, a que mais preocupava por ser dirigir para «áreas mais povoadas», mas o incêndio conseguiu ser dominado.

No teatro de operações, para os trabalhos de rescaldo, continuam 445 operacionais e 154 veículos. Os meios aéreos também voltarão a atuar, caso seja necessário.

 

 

 



Comentários

pub