Museu de Portimão “navega” pelo «oceano da arte» com novas exposições

Exposições serão inauguradas no dia 10 de Julho, às 17h00

Obra de Bárbara Jane Boulter

O Museu de Portimão vai inaugurar as exposições “Ouvir o Oceano” e “Design com lata”, no dia 10 de Julho, às 17h00, ambas com o mar como tema central. 

“Ouvir o Oceano”, da artista BJ Boulter (Bárbara Jane Boulter), vai estar patente até 14 de Novembro na Sala de Exposições Temporárias. A mostra está integrada no projeto “MAR” da Rede de Museus do Algarve (RMA).

A exposição pretende «chamar a atenção e transmitir uma forte mensagem para a necessidade de proteger a beleza e a pureza dos oceanos, evitando a sua degradação, em especial através de descargas de resíduos poluentes e embalagens de plástico, bem como devido à pesca furtiva», diz o a Câmara de Portimão.

Numa região de forte ligação à cultura marítima, como são os casos de Portimão e do Algarve, BJ Boulter, através de vários materiais, «alerta para a ameaça à extinção de muitas espécies de peixes, crustáceos, mamíferos, tartarugas e recifes, pela poluição que provocam».

Através das suas pinturas e esculturas, BJ Boulter lembra «a necessidade, não só de pensarmos, mas também de agirmos todos os dias para salvar o oceano, evitando a sua contaminação», realça a artista.

O projeto de Bárbara Jane Boulter surgiu na sequência da escultura “O Desperdício de um Golfinho”, apresentada em 2019 na zona ribeirinha, junto ao Museu de Portimão.

«Quando vejo a forma descuidada como nós, humanos, estamos a tratar a nossa terra e os seus habitantes, fico muito preocupada. Quero dizer-lhes para pararem e ouvirem o grito das aves, a angústia dos animais e o chamamento silencioso daqueles que habitam nas profundezas do mar, contaminados pelos nossos hábitos descuidados. Ouvir o oceano é urgente!», salienta BJ Boulter.

 

Obra de BJ Boulter

 

Quanto à exposição “Design com lata”, vai estar patente na entrada do Museu até dia 29 de Agosto e resulta de um concurso promovido pela ANICP – Associação dos Industriais de Conservas de Peixe e pela Estrutura de Missão para as Comemorações do V Centenário da Primeira Circum-Navegação.

A exposição tem o objetivo de identificar e selecionar propostas com uma forte componente de inovação e criatividade, para design de uma lata de conservas de peixe.

O concurso, subordinado ao tema “À descoberta do Planeta Oceano”, teve a participação de 60 estudantes de design. Para além dos três trabalhos premiados, a exposição itinerante reuniu 50 peças, selecionadas entre as melhores propostas.

Segundo o júri do certame, as latas a concurso são «criativas, arrojadas e inovadoras, com abordagens surpreendentes e temas arrebatadores», constituindo esta mostra «uma forma de enaltecer o passado da indústria conserveira, tão importante para a economia local, ao mesmo tempo que os visitantes poderão conhecer os espaços emblemáticos do Museu de Portimão diretamente relacionados com o historial do edifício, uma antiga fábrica de conservas», salienta o espaço.

 

Exposição “Design com lata”

 

As exposições podem ser visitadas no Museu de Portimão, em Julho, à terça-feira, das 14h30 às 18h00, e de quarta a domingo, das 10h00 às 18h00. Já em Agosto o horário será à terça-feira das 19h30 às 23h00, e de quarta-feira a domingo, entre as 15h00 e as 23h00.

 



Comentários

pub