Faro inaugura “Living Street” livre de carros e com espaços verdes

Após vários estudos de requalificação apresentados pelos serviços do Município, os moradores envolvidos neste projeto escolheram uma das propostas

A Rua Caldas Xavier vai ser uma “Faro Living Street”, livre e carros e com espaços verdes, já a partir desta terça-feira, 20 de Julho. 

O projeto da primeira “Living Street” de Faro é inaugurado às 18h30 e acontece na sequência de uma candidatura do Município à iniciativa com o mesmo nome, do qual saiu vencedor em Portugal, tendo garantido um financiamento de 20 mil euros por parte do programa EUKI (Iniciativa Europeia para o Clima) do Ministério Federal do Ambiente, Conservação da Natureza e Segurança Nuclear da Alemanha.

«O Município de Faro contou com a proposta portuguesa com a pontuação mais elevada, visando uma intervenção na rua Caldas Xavier para transformar aquele espaço público quase inteiramente dedicado ao estacionamento automóvel num espaço verde e de convívio, livre de carros».

Depois de um processo de intervenção que promoveu a participação comunitária e visou assegurar a sustentabilidade do projeto, o Município incentivou a formação de uma Rede de Ação e Reflexão que reúne cerca de 50 membros, entre moradores e entidades locais.

Após vários estudos de requalificação apresentados pelos serviços do Município, os moradores envolvidos neste projeto escolheram uma das propostas, que foi entretanto implementada e que será agora inaugurada, esta terça feira, dia 20 de Julho.

 



Comentários

pub