Albufeira recebe congresso nacional que afirma: «O Turismo tem futuro»

«É tempo de olhar para a frente, olhar o turismo de futuro, porque o turismo tem futuro!»

Autarcas, hoteleiros e entidades oficiais: Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

É «quase certa a retoma [do turismo] a partir de 2022», mas só «em 2023 estaremos perto da situação de 2019». As palavras de esperança são de Raul Martins, presidente da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), na apresentação do 32º Congresso Nacional da Hotelaria e Turismo, que decorreu esta quarta-feira, dia 21, em Albufeira.

O lema do congresso, que aliás foi sugerido pelo presidente da AHP, tem tudo a ver com estas perspetivas otimistas: «o Turismo tem futuro».

«É tempo de olhar para a frente, olhar o turismo de futuro, porque o turismo tem futuro!», afirmou.

A escolha de Albufeira, que «é de facto a capital do Turismo de Portugal», como salientou Raul Martins, marca também «o regresso do Congresso ao Algarve. Estava escrito que havíamos de cá voltar».

Como explicou Cristina Siza Vieira, vice-presidente executiva da AHP, este lema «é um statement, uma afirmação, não tem ponto de interrogação a seguir. É a posição de toda a indústria, porque estamos todos desertos por poder voltar a viajar».

Mas enquanto estas perspetivas otimistas não se concretizam, há que viver com a realidade atual e perspetivar o futuro, sendo esse o objetivo dos três dias do Congresso, que terá lugar no NAU Salgados Palace, de 11 a 13 de Novembro.

 

Apresentação do Congresso – Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

José Carlos Rolo, presidente da Câmara albufeirense, começou por salientar que o seu concelho concentra «cerca de 40% da capacidade de alojamento do Algarve», totalizando «150 equipamentos turísticos», representando «entre 2 e 3% da capacidade turística nacional». Por isso, defendeu, tem «toda a lógica haver aqui este Congresso».

Também o facto de ser promovido em Novembro faz todo o sentido para o autarca. «Novembro é um mês da época baixa, que tem de ser minimizada, com outro tipo de eventos, desportivos, de turismo de natureza, mas também aproveitando a capacidade instalada para aqui decorrerem grandes eventos, grandes congressos. Este é um bom exemplo do que pode ser a minimização da sazonalidade».

«Neste momento, a situação é má, péssima até. Mas temos de ter esperança no futuro e que iremos recomeçar a partir do que foi o ano de 2019, que foi extraordinariamente bom no turismo», acrescentou o presidente da Câmara de Albufeira.

Para o presidente da AHP, é agora «tempo de analisar as lições aprendidas, mas sobretudo de apontar caminhos que coloquem o turismo na frente da economia nacional». «Esta é a oportunidade de olharmos em frente, aprender com o que passou e colocar o Turismo na linha na vanguarda da recuperação. É isso que esperamos deste Congresso, que abra as portas do futuro e que nos posicione, apesar das adversidades, no mundo global em que vivemos. Foi por isso também que escolhemos o Algarve, a maior região turística e a mais aberta ao Mundo, e um dos maiores polos turísticos do país, Albufeira. Os tempos são e serão difíceis, sabemos que o futuro é uma incógnita, mas que começa agora».

 

O hoteleiro Raul Martins, presidente da AHP – Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

João Fernandes, presidente da Região de Turismo do Algarve, considerou que o «lema escolhido não poderia ser mais feliz: o turismo tem futuro…e tem futuro porque tem passado».

«Neste momento difícil, muitos aproveitam para pôr em causa um setor que nos tirou da última crise e que nos tirará desta. Não tenho nada contra, mas tudo a favor de que os outros setores tenham o maior fulgor possível», acrescentou. Parafraseando o que costuma dizer Vítor Neto, presidente do NERA e ex-secretário de Estado do Turismo, também presente na sessão, João Fernandes salientou: «não queremos que o turismo desça, mas que os outros setores cresçam».

Para este responsável, «o Turismo será, uma vez mais, a vanguarda, seja em questões de sustentabilidade, seja em questões de transição digital».

Quanto à realização do Congresso em Novembro, o presidente da RTA, salienta que se trata de «um contributo que a AHP dá à região, para mais porque acontece logo a seguir ao MotoGP», que também tem lugar no Algarve nesse mês.

No total, segundo Cristina Siza Vieira, o Congresso deverá reunir cerca de 500 congressistas de todo o país. Poderá haver «alguns participantes de mercados vizinhos, mas está claramente vocacionado para congressistas nacionais virados para o mundo internacional».

O programa não está ainda fechado, mas incluirá, entre os oradores, como é hábito, especialistas internacionais.

O Congresso será presidido por Raul Martins, presidente da AHP. A Comissão Organizadora será constituída por Cristina Siza Vieira, vice-presidente executiva da AHP, Rodrigo Machaz, CEO do Memmo Hotels, Frederico Costa, Administrador do Pestana Pousadas, Helena Ferreira, Managing Partner da UNIK Management & Investments, Bernardo Trindade, Administrador do Grupo PortoBay, Bernardo D’Eça Leal, Founder do The Independente Collective, e João Soares, Diretor-geral do Dom José Beach Hotel e representante da AHP no Algarve.

 

Fotos: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

 

 



Comentários

pub