São Brás lembrou importância de preservar a biodiversidade no Dia Mundial do Ambiente

Foram feitas várias iniciativas de sensibilização sobre a importância de preservar e proteger o ambiente e o planeta

O município de São Brás de Alportel comemorou este sábado, 5 de Junho, o Dia Mundial do Ambiente, com várias iniciativas de sensibilização sobre a importância de preservar e proteger o ambiente e o planeta.

São Brás sensibiliza para a preservação da biodiversidade no Dia Mundial do Ambiente

Foi no Parque das Amendoeiras que, de forma adaptada e simbólica, foi apresentada a Estratégia Municipal de Preservação da Biodiversidade que já se encontra em marcha.

Um exemplo deste plano é a instalação de placas de sensibilização para zonas onde está a ser mantida a vegetação, de modo a facilitar o trabalho de polinização das abelhas.

«O objetivo de manter a vegetação espontânea, favorável à polinização, é criar um ambiente e recursos propícios (pólen, néctar e óleos essenciais) para os insetos polinizadores, nomeadamente as abelhas», diz a Câmara de São Brás de Alportel.

Com esta medida, o município pretende contribuir para colmatar o problema de âmbito mundial que é o declínio populacional das abelhas.

De modo a fixar diversas espécies de aves, a Câmara Municipal de São Brás de Alportel tem vindo a colocar ninhos em diversos espaços verdes, escolas e outros equipamentos.

A Quinta do Peral, enquanto espaço para a interpretação e educação ambiental, promoveu também, durante a manhã, um conjunto de atividades de sensibilização, destinadas aos jovens, sobre a importância da proteção do ambiente e da sustentabilidade do planeta.

Neste espaço pode ser visitado um hotel para insetos, com diferentes nichos e materiais disponíveis para abrigar diferentes espécies de insetos. Está ainda a ser equacionada a plantação de espécies benéficas para os polinizadores.

 



Comentários

pub