É um Sushi Lover? Está aqui tudo o que precisa saber

Hoje vamos viajar até ao Japão, através dos sabores, e ficar a conhecer alguns dos restaurantes de sushi do Algarve

O sushi tem a sua origem no Japão e, segundo a história, algures no século XIV a.C. no sudeste asiático, o arroz servia para conservar o peixe salgado através da sua fermentação. Mais tarde, era descartado e apenas o peixe era consumido. Surge assim, algum tempo depois, o sushi, tal como é conhecido atualmente.

O sushi demorou a chegar a Portugal, mas rapidamente se tornou viral. A cozinha japonesa, que é conhecida por retirar sobretudo do mar os produtos para a sua confeção, tais como algas, peixe e marisco, vai colecionando cada vez mais fãs.

E hoje, no Algarve, quase não há localidade onde não exista um restaurante de sushi. Aponte na sua lista aqueles que não conhece!

 

 

O Daiya Cocktail & Sushi, em Tavira, conhecido pelo seu bonito terraço, promete uma experiência inesquecível a quem lá janta.

O bom ambiente, a boa música e os cocktails são alguns dos elementos chave que caracterizam este restaurante. O Daiya é conhecido pelos seus pratos frescos e pela sua seleção de bebidas.

Se tiver alergias ou alguma dieta restrita, a cozinha do Daiya «garante uma confeção vegana e vegetariana dos pratos, mantendo sempre uma enorme variedade de aromas. Muitos pratos sem lactose permitem-lhe ter uma alimentação saudável enquanto saboreia as suas refeições».

O estacionamento neste restaurante também é uma mais valia, não se tem que preocupar com isso.

Pode fazer a sua reserva através do sistema de reservas do site, via [email protected] ou do telemóvel +351 939631499.

 

 

 

É no Well Praia Verde que pode ter uma das experiências mais incríveis. Pode jantar numa pérgola, na areia da Praia Verde, com o mar como fundo.

Há coisa melhor que jantar a sua comida preferida, de pé descalço na praia, com o som do mar? O sushi é muito bem apresentado, com gelo seco, que faz aquele fumo cinematográfico que todos adoramos.

No Well, pode passar o dia na praia numa cama tipo pérgola e, ao fim do dia, a sua cama de praia é transformada em mesa de jantar e equipada para saborear o seu combinado de sushi no melhor dos cenários.

Saiba tudo acerca do Well aqui ou através do contacto + 351 913 670 177.

 

 

 

O Ammar i Mar em Olhão, já era conhecido pelos seus petiscos e agora há outra razão para o visitar: o sushi!

Com uma decoração renovada e muito acolhedora, as suas paredes apresentam imagens de pescadores e barcos, enquanto as cadeiras e mobiliário têm tons quentes, tudo remetendo para o mar e o ofício da pesca. Os anfitriões têm como lema «um novo espaço em Olhão que vai trazer os melhores sabores do mar até si. É caso para dizer… Ammar i mar, há ir e voltar».

Conheça o menu do Ammar i Mar e faça a sua reserva através do contacto +351 289 097 027 ou em [email protected].

 

 

 

Em Faro, o Sushi Pearl marca pela diferença. Se procura uma experiência gastronómica fora do convencional sushi, convido-o a visitar este restaurante.

Após várias viagens de absorção de cultura japonesa, chegaram à conclusão que os melhores pratos são os mais simples. A transformação dos produtos faz com que os alimentos percam a sua essência, assim sendo, quanto mais simples, mais sabor um prato pode ter.

Foi com a cozinha Nikkei, uma cozinha japonesa fora do Japão, que perceberam que podem atingir os mesmos sabores e essência nos pratos, usando produtos sazonais e regionais.

Desde 2019 que se focaram em apresentar pratos com origem nipónica, peruana e algarvia. Um best seller do Pearl é o Niguiri Ria Formosa (carapau com pasta de azeite e alho).

O Sushi Pearl está aberto apenas aos jantares, de terça-feira a domingo. Faça a sua reserva através do +351 915777879.

 

 

 

É também em Faro que pode encontrar o sushi mais antigo da cidade. O Sushi Ya foi o primeiro restaurante de sushi a abrir em Faro e têm mais de 30 anos.

Neste momento, já conta com mais um restaurante em Almancil.

Aos almoços, praticam o “All you can eat” em regime de buffet, que funciona do 12h30 às 14h30, enquanto, aos jantares, pode escolher à carta o seu combinado de sushi de fusão.

O Sushi Ya é procurado não só pelos residentes, mas também pelos turistas. Sendo o restaurante de sushi com mais nome na cidade, é dos primeiros a ser recomendado.

O Chef Luis Candeias afirma que, «ao longo dos anos, fomos aumentando a qualidade, fruto da nossa exigência em servir melhor».

Faça a sua reserva através do contacto telefónico +351 289 821 196.

 

 

 

O Sushi Kappa, em Almancil, deixa a pergunta no ar: prontos para embarcar? É conhecido por servir o sushi em pratos com forma de barcos. Se pedir um combinado de 50 peças ou mais, o sushi é apresentado num enorme barco que causa sempre uma euforia e é alvo de inúmeras fotografias por parte dos clientes, assim que é pousado na mesa.

O Sushi Kappa quer maximizar a experiência que é comer sushi, por isso, ensina a degustar: «comece com os peixes de carne branca, depois os de carne vermelha e vá dos mais leves para os mais gordos».

Ceviche, spring rools, temakis e camarão tempura também não faltam na carta.

Reservas através do +351 289 396 012 ou +351 914 781 555.

 

 

 

Sushi Yama, fica em Almancil e «caracteriza-se por ser um espaço distinto, sofisticado e com foco na alta gastronomia japonesa».

O restaurante foi fundado em 2005 e, desde então, o Chef Gerson Alves «apresenta uma ementa que explora a deliciosa fusão entre a gastronomia oriental e a cultura ocidental, com ingredientes frescos», trazendo «os melhores sabores das duas culturas».

Durante a pandemia e confinamento,  o Sushi Yama reinventou-se e criou uma loja online de sushi, onde pode pedir tudo aquilo que quiser para sua casa. Hoje, mesmo depois dos restaurantes reabrirem, a loja online continua em funcionamento.

Para animar as noites e proporcionar aos seus clientes um jantar diferente, a música ao vivo também faz parte deste restaurante. Fique a par das datas e de todos os eventos através das redes sociais do espaço.

Para reservas: +351 289 040 399 ou +351 932 191 780.

 

 

 

Em Vilamoura, o Maloca da Tuttapanna está renovado e com um espaço bem mais amplo que o anterior.

Com uma decoração numa vibe super tropical, onde palmeiras, tucanos, apontamentos em vime, etc., marcam pela diferença, somos surpreendidos pelo tipo de cozinha que este restaurante oferece. Com três tipos de cozinha, italiana, japonesa e ocidental, o Tuttapanna é conhecido pelo seu sushi de qualidade. No entanto, os pratos italianos também são muito concorridos.

Vai uma curiosidade? O Chef Anderson Sousa é descendente de índios e a palavra “Maloca” significa cabana – símbolo de união e convívio. Antigamente, os indígenas da Amazónia utilizavam a maloca para praticar os seus rituais, celebrar datas e momentos importantes.

O espaço é muito convidativo, tenho a certeza que não se vai arrepender!

Se quiser fazer uma reserva, pode fazê-lo através do +351 289 047 140.

 

 

 

Estamos em Vilamoura e por isso não poderia deixar de mencionar o Sky Valley.

«Viaje nos sabores inigualáveis, numa experiência de requinte inesquecível». Neste restaurante, tem o melhor dos dois mundos: sushi de qualidade superior e um espaço cheio de requinte.

O Sky Valley só abre na época alta (Maio a Outubro) e, sempre que reabre, vem com novidades. A decoração é super pensada ao pormenor e tem muito cara de Verão com a piscina no centro do restaurante. A bonita vista para a Marina de Vilamoura também é convidativa para beber um cocktail e aproveitar o pôr do sol, para mais tarde desfrutar das peças inigualáveis de sushi.

«O Sky Valley Vilamoura é também um espaço de lazer, possuindo uma vasta carta de cocktails, e onde a música e a dança não vão faltar, animando qualquer início de noite deste Verão».

Neste restaurante, pode ter a experiência Don Pérignon Experience – Omakase como em mais nenhum sítio, composto por quatro momentos e todos eles acompanhado por um Don Pérignon diferente, consoante aquilo que a peça/prato pedem.

Reserva mesa através do +351 900 936 679.

 

 

 

O Chef Olivier da Costa tem o seu primeiro espaço Yakuza no Algarve, inserido no Pine Cliffs Resort. O acesso pode ser feito pelo exterior do resort e está aberto apenas aos jantares durante o Verão.

No restaurante, «com três espaços distintos – um interior, mais intimista, e dois ao ar livre – impera uma decoração moderna e minimalista em tons cinza, preto e branco. O espaço é sóbrio e elegante, com um ambiente requintado, mas descontraído e informal».

Este restaurante oferece ao cliente criações exclusivas que resultam da fusão entre o Oriente e o Ocidente. A carta foi inspirada nas artes nipónicas, «com destaque para o verdadeiro sushi com a fusão dos sabores e aromas mediterrânicos».

Se quiser ficar a conhecer alguns dos pratos icónicos do Chef Olivier, pode fazê-lo aqui, tais como a Picanha de Kobe, o Bife Olivier ou o Linguini com Trufa Preta.

Se ficou curioso, pode reservar através do número +351 934 000 359.

 

 

Nota 1: Este artigo apresenta apenas algumas sugestões e não pretende ser exaustivo. Certamente, haverá muitos outros restaurantes, que não são aqui referidos. Se quiser, envie-nos informação que julgue útil para o email: [email protected]

Nota 2: Todas as despesas eventualmente feitas em restaurantes, hotéis e outros estabelecimentos sugeridos nestes artigos são pagas pelo Sul Informação. Além disso, o que apresentamos são sugestões e não publicidade paga pelos estabelecimentos referidos.

 

Autora: Mariana Vilaça é blogger de lifestyle, instagramer de sucesso e faz parte da equipa do Sul Informação, onde é responsável pelo Departamento de Publicidade e Marketing

 



Comentários

pub