Vacinação e cumprimento das regras são «importantes» para manter retoma do turismo

Segundo Rita Marques, secretária de Estado do Turismo

A secretária de Estado do Turismo afirmou hoje que a vacinação contra a Covid-19 e o cumprimento das regras para prevenir a doença são duas razões «importantes» para a retoma do turismo no país prosseguir.

«Há dois motivos importantes para continuarmos a retomar o nosso turismo, a vacinação e, também, o rigoroso cumprimento das regras», disse aos jornalistas Rita Marques à margem da 17ª edição do Congresso da Associação dos Diretores de Hotéis em Portugal, que decorre em Fátima, concelho de Ourém (Santarém).

A governante salientou que não se pode esquecer que «as regras são para cumprir e são comuns e transversais, quer a portugueses, quer a todos aqueles que visitam» Portugal.

À pergunta se teme um recuo no desconfinamento em zonas turísticas de grande relevo no país, Rita Marques declarou: «É justamente porque temos de ter atenção a esses eventuais incumprimentos, que existem e não podemos negar que existem, que temos de avançar rapidamente – e é o que temos feito – com a vacinação nas regiões com maior pressão turística».

Questionada sobre se teme que o Reino Unido volte a tirar Portugal da lista verde dos países considerados seguros, Rita Marques frisou que «quer o Governo português, quer o Governo britânico, quer os governos de todas as outras geografias» têm de «analisar ativamente a situação dia a dia de uma forma cuidada».

«As regras são claras. Se a situação epidemiológica assim o justificar, Portugal tomará, naturalmente, as medidas que garantam a salvaguarda da segurança sanitária de todos nós e o Reino Unido fará, com certeza, o mesmo», avisou.

Ainda assim, realçou que «à medida que o plano de vacinação avança» e que se conclui que «as novas estirpes são bem geridas com as vacinas existentes», Rita Marques considerou que Portugal tem «condições para, continuando a cumprir as regras», prosseguir «este caminho de retoma do setor do turismo».

No dia 7 de Maio, o ministro dos Transportes britânico, Grant Shapps, anunciou que Portugal iria estar na “lista verde” de países considerados seguros para viajar e isentos de quarentena na chegada a Inglaterra, situação que se concretizou 10 dias depois.

 



Comentários

pub