Surtos em infantário, escolas e famílias fazem subir casos em Lagoa, Silves e Loulé

Sul Informação pediu esclarecimentos à Autoridade de Saúde Regional

O acréscimo de 22 casos de Covid-19 nos últimos cinco dias, no concelho de Lagoa, está relacionado «com um surto num infantário, cujas crianças e pais já estão em isolamento profilático desde o aparecimento do primeiro caso», revelou a Autoridade de Saúde Regional ao Sul Informação.

Em resposta a uma pergunta do nosso jornal, a autoridade acrescenta que os casos lagoenses «que têm surgido nos últimos dias são essencialmente irmãos e pais, também já em isolamento profilático».

Desde o passado sábado, além da situação já noticiada em Albufeira, e que teve sobretudo a ver com um surto numa empresa agrícola, tem havido também um aumento de infeções nos concelhos de Loulé e de Silves, sendo que ambas as situações estão até relacionadas.

A Autoridade de Saúde Regional explica que, no concelho de Loulé, «são essencialmente casos familiares (famílias inteiras), com impacto no meio escolar, incluindo o Centro de Atividades de Alte e a Escola Secundária de Loulé».

Por seu lado, «em Silves, há situações relacionadas com o Centro de Atividades de Alte / Loulé e com o surto da empresa de exploração agrícola de Albufeira». Há ainda «casos familiares».

Apesar destas subidas, nenhum daqueles concelhos deverá correr o risco de voltar atrás no processo de desconfinamento, apesar de Lagoa já ter atingido a cifra de 119 casos confirmados nos últimos 14 dias por 100.000 habitantes. Esta quinta-feira, o primeiro ministro António Costa, após o Conselho de Ministros, deverá anunciar a reavaliação dos municípios, prevendo-se que Albufeira (com 147 novos casos/100 habitantes) e Lagoa possam receber um aviso.

Clique para ver o mapa interativo ampliado

Conheça todos os dados da região e por concelho, incluindo a evolução em 24 horas, no mapa interativo que acaba de ser atualizado com as novas informações recolhidas.

 



Comentários

pub