Detetado surto com dezenas de casos em exploração agrícola de Albufeira

Os trabalhadores deste empresa estão alojados em instalações que têm «todas as condições», diz a Autoridade de Saúde

Pelo menos 45 trabalhadores de uma exploração agrícola de Albufeira estão infetados com Covid-19, na sequência de «um surto identificado no final desta semana», disse ao Sul Informação a Autoridade de Saúde Regional.

Segundo a mesma entidade, «o aumento de casos registado hoje no Algarve [61] está na sua maioria relacionado» com este surto. Os casos positivos identificados estão todos assintomáticos.

«O surto foi identificado num primeiro momento pela testagem regular da empresa, que contactou de imediato da Autoridade de Saúde», que «visitou as instalações e confirmou que tinha todas as condições», acrescentou.

A SIC, que avançou a notícia, esteve no local e mostrou, numa reportagem, a zona de acomodamento dos trabalhadores, numa visita proporcionada pelo dono da exploração, que confirma a existência de condições dignas de instalação do pessoal.

Os trabalhadores em causa, diz o canal televisivo, que são, no total, 80, «chegaram maioritariamente do Nepal, mas também da Índia, para trabalharem nesta exploração agrícola de tomate, pepino e curgete».

A partir do momento em que foi detetado o surto, a empresa, que «tem tudo legal, todos os trabalhadores têm contrato de trabalho e cumpre todas as regras», diligenciou para minorar as consequências do surto.

«Neste momento, a própria empresa, em articulação com a Autoridade de Saúde e Protecção Civil Local, criou as condições necessárias para que todos os trabalhadores estejam separados em segurança por grau de risco e cumprindo todas as normas de segurança e comodidade para o respectivo isolamento profilático», segundo a Autoridade de Saúde.

«Todos os negativos estão em isolamento em quartos individuais. Todos os que são migrantes ficam isolados no local. Os outros, residentes fora, estão em isolamento nas suas casas. A situação está a ser acompanhada pela Autoridade de Saúde Local e encontra-se circunscrita e controlada», assegurou a mesma fonte.

Entretanto, a Câmara Municipal também forneceu à empresa «dois pré-fabricados para serem usados em caso de necessidade».

 

 

 



Comentários

pub