Sindicato dos Jornalistas tem novo presidente, diretora do Sul Informação integra Conselho Geral

Lista B venceu as eleições em todos os órgãos

Selfie da nova equipa eleita para o Sindicato dos Jornalistas – Foto: DR

Luís Filipe Simões, do jornal «A Bola», é o novo presidente da direção do Sindicato dos Jornalistas para o triénio 2021/2023, depois de a Lista B ter vencido as eleições que decorreram esta quarta-feira, dia 19, para os órgãos sociais da estrutura.

O Sindicato refere, em comunicado, que «a Lista B venceu as eleições para todos os órgãos nacionais, obtendo 427 votos para a Direção, Mesa da Assembleia Geral e Conselho Fiscal, contra 247 da Lista A». A mesa da Assembleia Geral passará agora a ser presidida por Cesário Borga.

Para o Conselho Deontológico, «a Lista B obteve 422 votos contra 253 da Lista A. Tendo em conta que a composição deste órgão é apurada pelo método de Hondt, a Lista B elegeu 3 membros, um deles o presidente, e a Lista A 2». Sofia Branco, da Agência Lusa, anterior presidente da Direção do Sindicato, foi agora cabeça da lista B para o Conselho Deontológico, da qual será a nova presidente.

Para o Conselho Geral, a Lista B obteve 419 votos contra 253 da Lista A. Pelo mesmo método, este órgão vai integrar 13 membros da Lista B e 8 da Lista A. Elisabete Rodrigues, diretora do Sul Informação, é um dos membros da Lista B eleitos para o Conselho Geral. O jornalista freelancer Paulo Barriga, de Baleizão (Beja), também da Lista B, é o outro representante do Sul do país naquele órgão.

A Direção Regional da Madeira, que apresentou lista única, foi eleita com 41 votos, enquanto a Direção Regional dos Açores, também com lista única, foi eleita por 9 votos.

 

 

 



Comentários

pub