Silves acolhe exposição “Pela paz, contra as armas nucleares”

Mostra pode ser vista durante um mês nos Paços do Conselho

A exposição itinerante de artes plásticas “Pela paz, contra as armas nucleares” vai estar patente nos Paços do Concelho de Silves a partir de hoje, 3 de Maio, até 4 de Junho.

Esta é uma mostra organizada pelo Conselho Português para a Paz e Cooperação, em parceria com a Peace and Art Society, que tem vindo a percorrer o Algarve.

«Hoje, considerando a dimensão e poder dos arsenais nucleares existentes, uma guerra nuclear entre os principais poderes não estaria limitada a reproduzir o horror vivido em Hiroxima e Nagasaki há 75 anos, mas iria multiplicá-lo. Milhões de seres humanos morreriam no momento das explosões e meses seguintes, com os efeitos da radiação sobre a saúde e ambiente persistindo durante muitos anos, com consequências catastróficas, incluindo o chamado “inverno nuclear”», enquadram os promotores da exposição.

«Tal guerra iria comprometer a sobrevivência da própria humanidade. Atualmente, existem mais de 14 mil ogivas nucleares no mundo. Recordando que o Apelo de Estocolmo, uma grande iniciativa histórica do Conselho Mundial da Paz, assinado por centenas de milhar de pessoas no mundo, sobre a ameaça de uso destas armas, após 70 anos permanece atual e continua a servir de guia para a nossa ação, apelamos a todos os povos que amam a paz que renovem e reforcem a exigência e ação pela abolição de todas as armas nucleares», concluem.

 

 



Comentários

pub