Portimão comprou edifício que fazia parte da casa onde nasceu Manuel Teixeira Gomes

Imóvel custou 300 mil euros

A Câmara de Portimão exerceu o direito de preferência na aquisição do imóvel de interesse público conhecido como “A Tralha”, que fazia parte do edificado original da casa onde nasceu Manuel Teixeira Gomes.

A compra deste edifício, que custou 300 mil euros, foi aprovada por unanimidade em Reunião de Câmara.

«Classificado como de interesse público e incluído na Área de Reabilitação Urbana e em zona de Zona de Proteção de Bens Culturais, o imóvel situa-se no Largo do Dique nº 15 e no Largo 1º de Dezembro, sendo constituído por três artigos urbanos, os quais fazem parte do edificado original da casa onde nasceu Manuel Teixeira Gomes e que atualmente é um dos equipamentos culturais da cidade», segundo a autarquia.

 

 

Após esta aquisição, «a Casa Manuel Teixeira Gomes ficará com cerca de 800 metros quadrados de área de implantação, correspondendo a mais de metade da sua área original, o que permitirá condições mais amplas para as múltiplas valências da sua programação e para albergar o espólio pessoal, artístico e patrimonial do patrono».

«A Casa Manuel Teixeira Gomes foi mandada construir por José Libânio Gomes no princípio da segunda metade do século XIX. Aí nasceram os seus quatro filhos, tendo o mais velho, Manuel Teixeira Gomes, sido diplomata prestigiado e um dos maiores escritores portugueses do século XX, além de exercer entre 1924 e 1925 a presidência da República, altura em que providenciou para a elevação de Vila Nova de Portimão à categoria de cidade, promulgada em Diário do Governo de 11 de Dezembro de 1924», recordou a Câmara de Portimão.

 

 



Comentários

pub