Portimão agradece «esforço coletivo da comunidade» que permitiu avançar no desconfinamento

Autarquia lembra que ainda decorre a vacinação em massa dos maiores de 60 anos

A Câmara de Portimão veio a público agradecer «o esforço coletivo da comunidade, que permitiu baixar de uma forma drástica a incidência do coronavírus no concelho», ao mesmo tempo que fala em reabertura «com sentido de responsabilidade».

Ontem, uma resolução do Conselho de Ministros deu luz verde a Portimão, mas também a Aljezur, para avançar diretamente para a 4ª fase do desconfinamento, a mesma da quase totalidade do país, devido ao evoluir positivo da situação pandémica no concelho.

Esta decisão do Governo produziu efeitos a partir de hoje. Ou seja, hoje os restaurantes, cafés e pastelarias (com lotação máxima de seis pessoas, ou dez por mesa em esplanadas) podem reabrir, bem como os cinemas, teatros, auditórios  e salas de espetáculo. Também podem abrir  todas as lojas e centros comerciais.

Também passam a ser permitidas todas as modalidades desportivas, a atividade física ao ar livre e de todos os ginásios (que poderão funcionar com aulas de grupo, observando as regras de segurança e higiene). Os grandes eventos exteriores e interiores com diminuição de lotação e os casamentos e batizados com 50% de lotação também já são permitidos.

Ao mesmo tempo, «continuará a ser obrigatório usar máscara até ao fim do Verão e os horários de funcionamento de estabelecimentos passam a ser os seguintes: restaurantes e espetáculos – até às 22h30; comércio em geral – até às 21h00 nos dias de semana e até às 19h00 nos fins de semana e feriados; restaurantes em centros comerciais – até às 22h30 nos dias de semana e até às 19h00 nos fins de semana e feriados».

Na sequência «desta boa notícia»,  a Câmara de Portimão lembrou «que se encontra a decorrer um processo de vacinação em massa para maiores de 60 anos».

«Nesse sentido, todos os munícipes com idade igual ou superior a 60 anos que ainda não foram vacinados devem ligar para a linha municipal Proteção 24, através do número 808 282 112, a funcionar 24 horas por dia, através da qual serão apoiados na inscrição para inoculação no Centro de Vacinação de Portimão, a funcionar no Pavilhão Gimnodesportivo, situado na Avenida Miguel Bombarda», disse a autarquia.

Em caso de dificuldade de mobilidade/deslocação, «os abrangidos pela medida podem pedir gratuitamente, através da mesma linha Proteção 24, um “táxi da vacina” ou mesmo uma ambulância dos Bombeiros de Portimão, solicitando o respetivo transporte até ao Centro de Vacinação e regresso ao domicílio».

 

 



Comentários

pub