Portimão e Aljezur já podem desconfinar com o resto do país

Portimão desceu para 68 casos/100 mil habitantes, disse a ministra

Portimão e Aljezur vão avançar no desconfinamento e passam a estar sujeitos às mesmas regras da quase totalidade dos concelhos do país, acaba de anunciar a ministra de Estado no final do Conselho de Ministros. As medidas entram em vigor já esta sexta-feira, dia 7.

Ambos os concelhos desceram abaixo dos 120 casos por 100 mil habitantes, a 14 dias, desde a passada quinta-feira, o que lhes permitirá “saltar” para a quarta fase do desconfinamento, com regras bem menos apertadas do que aquelas a que estão atualmente sujeitos.

Ao todo, são quatro os municípios que estavam parados ou que tiveram de recuar no desconfinamento a libertar-se das restrições. Para Mariana Vieira da Silva, ministra do Estado a quem coube fazer o briefing após o Conselho de Ministros de hoje, a evolução destes concelhos «mostra que a estratégia de agir localmente e com convicção é uma estratégia que resulta».

«Quando olhamos para Portimão, que agora tem 68 casos por 100 mil habitantes, quando há uma semana estava acima dos 120, significa que as medidas resultaram», disse a governante, que precisou que «estes concelhos podem vir para a fase de 1 de Maio».

 

 

Ainda no que toca ao Algarve, Vila Real de Santo António, que estava sob aviso, deixou de estar, por ter baixado dos 120 casos por 100 mil habitantes. Lagos, por outro lado, mantém-se sob ameaça de voltar atrás no desconfinamento.

Onde não haverá mudanças é nas duas freguesias de Odemira em que está em vigor uma cerca sanitária, que se irá manter, «mas com condições que permitem o acesso ao trabalho». Assim, as freguesias de São Teotónio e Longueira-Almograve continuam sujeitas às regras da fase de 15 de Março.

«Odemira já ultrapassou mil casos e agora está com pouco mais de 240 por 100 mil habitantes», revelou Mariana Vieira da Silva.

Também no Baixo Alentejo, estão sob aviso Beja e Vidigueira.

No Conselho de Ministros de hoje, foi aprovado um decreto relativo às praias, que repete «em larga medida» as regras que foram adotadas no ano passado, entre as quais «a necessidade de uso máscara, no acesso a cafés, restaurantes e casas de banho».

 
Quem recua?

Cabeceiras de Basto

Quem trava no desconfinamento?

Odemira (duas freguesias)
Carregal do Sal
Paredes
Resende

Quem avança?

Portimão
Aljezur
Miranda do Douro
Valongo

Sob aviso:

Alpiarça
Alvaiázere
Arganil
Beja
Castelo de Paiva
Coruche
Fafe
Figueiró dos Vinhos
Fornos de Algodre
Golegã
Melgaço
Lagos
Lamego
Oliveira do Hospital
Paços de Ferreira
Penafiel
Peniche
Ponta da Barca
Ponte de Lima
Santa Comba Dão
Tábua
Vale de Cambra
Vidigueira

– 17 já estavam
– 9 saíram
– 6 entraram
 

 

Nota: Atualizado às 00h32 de dia 7, confirmando a data da entrada em vigor das medidas em Portimão e Aljezur.

 

 



Comentários

pub