Monumentos algarvios têm entrada gratuita no Dia Internacional dos Museus

​​O Dia Internacional dos Museus é celebrado anualmente desde 18 de Maio de 1977

A Fortaleza de Sagres, as Ruínas Romanas de Milreu (Estoi, Faro) e a Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe (Raposeira, Vila do Bispo), monumentos afetos à Direção Regional de Cultura do Algarve, vão ter entrada gratuita na próxima terça-feira, 18 de Maio, Dia Internacional dos Museus. 

Neste dia dos Museus, Rui Parreira, diretor de Serviços dos Bens Culturais, vai orientar duas visitas às Ruínas Romanas de Milreu, que terão lugar às 10h30 e às 15h00, respetivamente. O número de vagas é limitado a 20 participantes por visita, sendo necessário inscrição prévia pelo e-mail [email protected], até às 17h00, de dia 17 de Maio.

No dia 21 de Maio, às 10h30, a Fortaleza de Sagres acolhe o projeto “Oficinas no Cabo do Mundo”, uma iniciativa da Associação In–Loco.

Trata-se de um projeto cultural inter-geracional, direcionado para um grupo de jovens estudantes de Turismo e seniores da aldeia de Alte, que da Serra se deslocam ao Mar, para explorar a Fortaleza de Sagres, através de uma batida fotográfica e oficina de escrita, precedidas por uma visita orientada pela DRCAlg. Os resultados destas oficinas exploratórias serão apresentados em formato de exposição fotográfica a ser exibida na Fortaleza de Sagres, em data a anunciar.

A cerimónia de apresentação do programa DiVaM 2021 – Dinamização e Valorização dos Monumentos – terá lugar na Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe, no domingo, dia 23 de Maio, às 11h30. A programação da 8ª edição do DiVaM, com o tema “Património, Comunidade e Inclusão”, será apresentada pela diretora Regional Adriana Freire Nogueira, aos convidados da sessão.

​​O Dia Internacional dos Museus é celebrado anualmente desde 18 de Maio de 1977, por proposta do ICOM – Conselho Internacional de Museus, com o objetivo de promover, junto da sociedade, uma reflexão sobre o papel dos Museus no seu desenvolvimento. Este ano, o ICOM definiu como tema para esta iniciativa “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar”.

 



Comentários

pub