Ameaças aos ecossistemas costeiros juntam escolas de Olhão, Bulgária, Itália, Grécia, Espanha e Letónia

Pandemia trocou as voltas aos alunos de todas as escolas envolvidas no projeto

Palestras, apresentações de trabalhos dos alunos, visitas virtuais por Olhão e pela costa algarvia, tertúlias, quizzes, bem como visionamento de filmes, trabalhos de grupo potencializadores do trabalho colaborativo, preenchimento de inquéritos. Estas são as atividades que estão a decorrer no Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Fernandes Lopes, em Olhão, de 12 a 18 de Maio, no âmbito do Projeto Erasmus+ “Human Impacts @ Coastal Ecosystems“.

O tema escolhido pelo Agrupamento de Escolas algarvio foi o cavalo-marinho (C7 – Seahorse: a mistery hidden in Ria Formosa).

Este projeto começou em 2018 e envolve a cooperação com escolas provenientes da Bulgária (Dobrich), Itália (Mascalucia), Grécia (Kefalonia), Espanha (Vila de Vícar) e Letónia (Ogre), em torno do potencial e das ameaças dos ecossistemas costeiros locais.

Em Maio de 2020, deveria ter tido lugar, no Agrupamento olhanense, a última mobilidade de alunos. Devido à situação pandémica da Covid-19, porém, «fomos obrigados a adiar o referido encontro, na esperança de que, um ano depois, seria possível voltar a juntar alunos e professores», explica o professor Óscar Ribeiro, do Departamento Ciências Sociais e Humanas do AEFFL.

Só que «um ano passou e continuou a não ser possível realizar a mobilidade física».

Por isso, «a última mobilidade, ainda que em modo virtual, foi organizada e encontra-se em desenvolvimento entre os dias 12 e 18 de Maio», recorrendo «às TIC».

As atividades síncronas estão a ser transmitidas em live streaming através do canal de Youtube do AEFFL, pelo que o Agrupamento lança o convite a toda a comunidade para assistir.

 

 
 



Comentários

pub