Vamos em busca de steak houses no Algarve?

10 steak houses no Algarve que não pode mesmo perder

Se pensa que o Algarve é só feito de peixe e marisco, desengane-se. Existem vários restaurantes de carnes que merecem a sua visita.  Quem vem de fora, normalmente procura mais o peixe, por ser um ex-libris, no entanto, para quem é algarvio (e não só) uma boa carne cai sempre bem.

Todos estes restaurantes têm a mesma coisa em comum: a carne. Mas todos são diferentes, seja pela decoração, tipo de serviço, especialidades, atendimento e localização, entre outras coisas.

 

 

 

Começamos por Olhão. O restaurante Barra Prime fica localizado numa das artérias mais conhecidas da cidade: a Avenida 5 de Outubro. Os proprietários dizem que tentam sempre «inovar nos pratos, sem nunca deixar de lado as receitas típicas da casa e a tradição construída ao longo de vários anos».

«Ou seja, pegamos no antigo e atualizamos de uma maneira a surpreender-vos e aumentar ​a qualidade do nosso serviço», acrescentam.

Pode encontrar vários tipos de carne, desde hambúrgueres, picanha maturada, bifes da vazia a costelões de vitela. Espetadas de molhos típicos para pratos de carne também fazem parte do menu.

O restaurante não serve só carne, procurando encontrar um equilíbrio entre sea food, steak house e um cocktail bar. Aqui pode encontrar um pouco de tudo e, com isso, o Barra Prime, consegue agradar a um leque maior de clientes, pois há pratos para todos os gostos.

 

 

 

Em Faro, encontramos o Faaron Steak House. na baixa da capital algarvia, numa das ruas perpendiculares à rua de Santo António. No Verão, a esplanada é muito convidativa para os longos finais de tarde e noites quentes. De Inverno, pode desfrutar do ambiente mais cozy do interior do restaurante.

Tem pratos individuais mas também pode optar por pratos para dois, tais como, o grelhador de mesa à Faaron ou a parrilla de carne mista. Tornedó e rib eye são algumas das opções do menu deste restaurante.  Para acompanhar a carne, pode escolher a batata assada recheada, uma vez que é uma especialidade da casa e o acompanhamento mais famoso do Faaron.

 

 

 

O Butchers Almancil foi criado por quatro amantes de carne com «mais de trinta anos de experiência no comércio, importação e comercialização deste produto.» O foco do Butchers é criar um conceito descomplicado à volta da carne maturada seca. Esta carne «sofre um processo enzimático natural de amolecimento em condições de temperatura e humidade controladas, que se inicia após o rigor mortis».

Antes do restaurante algarvio abrir, existia um talho em Lisboa, no Parque das Nações, «que foi aclamado pela Imprensa local como “O Templo da Carne”.» Com vários cortes de carne e sendo aclamados de «os melhores da cidade», decidiram expandir o negócio e abrir o Butchers Almancil. 

Devido à conjuntura atual, uma vez que (ainda) não se pode jantar nos restaurantes, pode conhecer esta carne através da loja online e comprar o corte que mais lhe agrada.

 

 

 

O Parrilla Natural, na estrada de Almancil para Vale do Lobo, serve carne maturada do Uruguai e é aí que surge o nome Parrilla, uma vez que parrilla é uma forma diferente de assar carne, peixes, mariscos e até mesmo legumes. Diz-se que a técnica teve origem no Uruguai e que confere ao produto o sabor mais próximo possível do original. Daí este restaurante ser tão conhecido. A qualidade da carne é boa mas a técnica do chefe de cozinha confere muito sabor ao alimento.

Um dos restaurantes com um dos jardins mais bonitos do Algarve, um cenário quase que saído de um filme, «numa localização idílica, o Parrilla Natural oferece uma verdadeira experiência gastronómica».

«Toda a carne de vaca que servimos nos nossos restaurantes é 100% natural e certificada ‘Never Ever’. Este programa garante que os animais nunca receberam antibióticos, hormonas, fatores de crescimento ou ração. O resultado é um produto saudável com um sabor natural, rico em ómega 3, Vitamina E, CLA, nutrientes e baixo em gorduras saturadas», garante o restaurante.

 

 

 

Na Quinta do Lago, temos o Bovino Steakhouse. Com uma decoração moderna bonita, o interior do restaurante Bovino é muito  instagramável. No entanto, se preferir jantar no exterior também é possível.

«Num cenário personalizado, criado por um dos designers mais aclamados da Europa, o Bovino combina interiores modernos com comida cozinhada na perfeição para produzir a experiência mais exclusiva que poderá ter no Algarve», diz este restaurante.

A combinar com esta descrição acrescento, ainda, que o bar do Bovino em 2018 recebeu o prémio de “Melhor Bar de Restaurante” no Drinks Diary Bar Awards em Lisboa.

Não há melhor desculpa para ir conhecer o Bovino assim que tiver oportunidade.

 

 

 

O Alxama, em Quarteira, é um restaurante e talho. A carne que o cliente escolhe para a sua refeição é retirada do talho diretamente para a sua confeção.

Aqui, as carnes não são o principal ponto forte: há vários concorrentes à altura para complementar: «desde o bolo do caco, por nós feito, tostado e servido com uma deliciosa manteiga de alho, ao queijo fresco derretido com ervas aromáticas para entradas, ao ananás fresco assado com canela».

Outro aspeto diferenciador neste restaurante é o método de assar. No Alxama, as carnes são assadas num forno a lenha e são conhecidas pelas sua apresentação ao cliente num espeto de aço.

A cozinha aberta faz com que os clientes possam observar todo o processo.

 

 

 

Um pouco mais à frente, em Vilamoura, encontramos o Retinto. O único restaurante da lista que é um rodízio em regime “all you can eat” com carnes do Brasil e Argentina.

Este é um «espaço lounge onde Bar e Restaurante se fundem numa acolhedora e aprazível decoração tornando-se assim numa resposta à crescente procura de quem necessita de relaxar ao final de um dia de trabalho», segundo o restaurante.

Como restaurante de rodízio brasileiro que é, não poderiam faltar as salsichas frescas, picanha, maminha, feijão preto, farofa e outras iguarias deliciosas.

Situado na Marina de Vilamoura, o Retinto é, também, um Wine&Tapas. Por isso, pode começar a sua tarde neste espaço a beber um bom vinho, acompanhado de umas tapas e prolongar para o jantar.

 

 

 

No concelho de Albufeira, pode visitar o Manzo. Com o slogan “Comer ou não comer? Essa questão nem se coloca”, o Manzo, em Olhos de Água, nasceu em 2016 e «prima pela qualidade de carne, da confeção e do serviço prestado ao cliente», servindo «carnes internacionais e nacionais de qualidade comprovada e superior».

A carne maturada, proveniente de bovinos sustentáveis, é alvo de «um processo natural de amaciamento da carne, através da criação de condições ideais (temperatura fresca acima do ponto de congelação e humidade controlada, etc ) para que as enzimas endógenas já presentes na carne do animal façam o seu “trabalho” de amaciamento».

Este processo não só melhora a maciez do produto mas, também, o seu sabor e suculência.

Com seis cortes de carne distintos, o châteaubriand é o mais pedido e consumido pelos clientes do Manzo, pela sua qualidade superior e exclusiva. Pode ainda comer t-bone, picanha, lombo, flat-iron e rib eye.

 

 

 

A Steakhouse Faustino’s, fica localizada em Alvor, na rua principal de Alvor. Na Rua Dr. Frederico Ramos Mendes pode encontrar um leque muito alargado de bares e restaurantes.

Este restaurante é «inspirado nos clássicos Steakhouses Americanos» e «reinventa o conceito para uma nova geração. Toda a nossa carne sul-americana é criada ao ar livre e se alimenta exclusivamente de pastagens naturais».

O Faustino’s oferece tenras seleções de carne Argentina e recomenda este produto porque «contém baixos níveis de gordura que ajudam a baixar o colesterol. Aliado à alimentação exclusivamente de pastagens naturais, possui elevados teores de vitamina E, um antioxidante natural que auxilia no combate ao envelhecimento humano».

São seis cortes de carnes diferentes onde, entre eles, pode experimentar o Sirloin e o Tenderloin. Conhece o Surf&Turf? Nada melhor do que este restaurante para experimentar pois, peixe e marisco de boa qualidade em Alvor é o que não falta.

 

 

 

Por fim, na bonita cidade de Lagos, na praia da Luz, pode visitar o Look Steak Café. Num ambiente moderno e acolhedor, o Look Steak Café tem o objetivo de «proporcionar-lhe a mais alta qualidade de carne, refeições fantásticas no nosso restaurante com ambiente moderno e com o melhor serviço. Gostamos de dar aos nossos clientes a melhor experiência possível enquanto desfrutam o ambiente relaxante do nosso restaurante».

Se quiser beber um cocktail no bar, também é possível.

«O ambiente é enriquecido pelas portas de vidro que recolhem completamente, deixando entrar uma brisa do mar!».

A qualidade e sabor da carne são a preocupação principal dos proprietários. Pode saborear bifes do lombo, vazia, costeleta e T-Bone. Mas, o restaurante também tem muitas especialidades que os clientes adoram. Se, num grupo de pessoas, alguém for vegetariano, o Look também tem essa opção.

 

 

Todos nós concordamos que uma boa carne assim que é retirada da grelha, deve ser logo comida para podermos tirar o melhor partido possível do seu sabor. Por isso, fica aqui ótimas sugestões para quando nos for possível voltar a desfrutar de uma refeição num restaurante.

 

Autora: Mariana Vilaça é blogger de lifestyle, instagramer de sucesso e faz parte da equipa do Sul Informação, onde é responsável pelo Departamento de Publicidade e Marketing

Comentários

pub