Teatro das Figuras reabre com Viviane e Orquestra de Jazz do Algarve

Salas de espetáculo podem reabrir a 19 de Abril…se tudo correr bem

O Teatro das Figuras, em Faro, conta reabrir portas a 19 de Abril, de acordo com o plano de desconfinamento estipulado, a tempo de apresentar, ao vivo, concertos de Viviane (dia 22) e da Orquestra de Jazz do Algarve (dia 30).

«A programação de Abril permanece eclética, fiel à sua missão, desenhada para os mais diversos públicos. Depois do silêncio dos últimos meses e quando a pandemia já completou um ano entre nós, a reabertura do Teatro das Figuras, em Abril, dá mais palco à música para quebrar esse silêncio», diz este espaço cultural.

Ainda na vertente online, o 2º ciclo do Bandas ao Figuras terá, no dia 6, os Mundopardo (uma banda que nasceu em Faro e já lançou dois discos de originais).

No dia 8, vão atuar os Accurate Void (banda caracterizada por um estilo e som distintivo, que inclui “uma voz inigualável e diferente” com “linhas de guitarra originais”) e, no dia 10, cabe à banda farense M.E.D.O. representar o punk hardcore da região (apresentam o novo disco “Monopólio da Violência”, composto online e gravado já durante a pandemia).

Já a 13, será a vez dos Fad’Nu (uma cantora e um guitarrista viajam pelo Fado e seus poetas, livres de dogmas).

No dia 15 atuarão os Orfélia (que resultam do encontro artístico entre uma brasileira e um português e respetivos géneros musicais tradicionais) e, a 17, YUCA.

Já no dia 20, com o Teatro das Figuras de portas abertas, o 2º ciclo do Bandas ao Figuras continua online e é o metal que se fará ouvir pela mão dos INHUMAN (focada na apresentação d álbum “Contra”, lançado em Novembro de 2020), encerrando no dia 24 de Abril com a atuação dos Plasticine (10 músicos em palco trazem-nos jazz, funk, soul, rock, afro-beat, entre outras sonoridades).

No dia 21, às 18h30, inaugurará a exposição Símbolos Pandémicos (resultado da residência do Ciclo Emergente do Teatro das Figuras), no foyer do Teatro, um núcleo de quinze pinturas e duas esculturas da autoria de BASAP (Fábio Alexandre), numa proposta de reflexão sobre a pandemia.

Do streaming para a receção ao público no seu grande auditório, cumprindo todas as normas estabelecidas pela DGS, o Teatro das Figuras mantém a aposta na música com o concerto da algarvia Viviane, no dia 22 de Abril.

A compositora e cantora iniciou a sua carreira musical no início dos anos 90 com o grupo “Entre Aspas” e, neste concerto, vai estrear algumas das canções do seu novo álbum de originais que será lançado em breve.

No dia 28, às 21h30, o ciclo de palestras Vidas com Arte, transmitidas online, em direto no canal de YouTube do Teatro das Figuras, e que dá a conhecer os percursos artísticos e criativos de artistas, consagrados e emergentes, funcionando como uma aula viva para a comunidade artística local, nacional e para o público em geral, terá Paula Varandas como convidada.

«Já no Dia Mundial da Dança, 29 de Abril, acolhemos o espetáculo Borderline, da companhia francesa Wang Ramirez e com coreografia de Sébastien Ramirez e Honji Wang, uma metáfora sobre as relações humanas, plasmada no corpo suspenso dos cinco bailarinos, fixos por cabos, que no desejo de liberdade inerente a todas as formas de dança passam a ser objeto de um “jogo de peso”, de equilíbrio e liberdade», diz o Teatro das Figuras.

O espaço cultural farense terminará o mês com a comemoração do Dia Internacional do Jazz, 30 de Abril, com o concerto Orquestra de Jazz do Algarve “Invites the Ladies”, um projeto novo que reúne a Orquestra de Jazz do Algarve a quatro vozes femininas, novos valores e artistas consagradas, que interpretam standards do jazz intercalados com originais.

Os horários serão definidos em função da evolução das regras estabelecidas e comunicados nos canais oficiais do Teatro das Figuras, nomeadamente o sítio de internet e redes sociais.

 



Comentários

pub