São Brás de Alportel celebrou 25 de Abril com homenagem ao poder local

Galeria de presidentes está agora patente, de forma permanente, nas instalações da Junta de Freguesia

São Brás de Alportel celebrou o 25 de Abril com uma sessão solene em que homenageou o poder local, tendo inaugurado uma galeria de todos os presidentes da Junta de Freguesia desde 1919.

«Comemoramos hoje, o quadragésimo sétimo aniversário da revolução de Abril, um marco histórico que devolveu a dignidade ao povo português, pelas mãos desinteressadas e corajosas daqueles que, na madrugada do dia 25 de Abril, derrubaram uma ditadura e lutaram sem sede de fama ou vaidade por um país livre», disse João Rosa, presidente da Junta de Freguesia de São Brás, no início da sessão.

Este momento foi antecedido pela cerimónia protocolar de Hastear da Bandeia, ao som do Hino Nacional, interpretado pela Banda Filarmónica de São Brás de Alportel, com a colaboração do Corpo de Bombeiros, em formato reduzido, exclusivamente para convidados, devido ao contexto pandémico.

Tendo presente a homenagem ao poder local assumida nas comemorações deste ano, o presidente da Assembleia Municipal Ulisses de Brito felicitou a iniciativa de grande significado e lamentou que o Poder Local em Portugal ainda não tenha sido reforçado com a implementação da regionalização.

 

 

«Passados 47 anos desde a madrugada que trouxe a Liberdade e a Paz ao Povo Português, encontramo-nos hoje aqui, para celebrar este acontecimento que foi determinante no percurso da nossa história, reafirmando hoje e sempre os valores, os ideais e as conquistas da Revolução, pilares fundamentais na construção da democracia e de uma sociedade plural, promotora de liberdade, igualdade, solidariedade e justiça», sublinhou o presidente da Câmara Municipal Vitor Guerreiro, na sua intervenção proferida em pleno Parque das Amendoeiras.

Vitor Guerreiro aproveitou ainda o momento para deixar uma mensagem de agradecimento e alento aos são-brasenses e um agradecimento a todos os cidadãos e entidades públicas e privadas que têm unido esforços de forma exemplar para que São Brás de Alportel possa superar a pandemia e a consequente crise económica e social.

«O combate à pandemia, o apoio à economia local e o apoio às famílias em situação de fragilidade social e económica, têm sido os eixos prioritários de uma estratégia local de intervenção alicerçada no Fundo Municipal de Emergência», acrescentou Vitor Guerreiro elencando várias medidas municipais concebidas em contexto pandémico para dar resposta aos desafios atuais económicos, sociais e também ao nível da saúde onde a parceria com as autoridades de saúde permitiu, entre outras medidas, a criação do Centro de Testagem Drive e do Centro de Vacinação Municipal que entra em funcionamento esta terça-feira, 27 de Abril, permitindo o início do plano de vacinação massivo da população.

Após um período de intervenções, seguiu-se o momento de entrega de placas comemorativas em tributo aos obreiros do poder local, atribuídas a todos os antigos presidentes da Junta de Freguesia de São Brás de Alportel desde 1919.

 

 

Durante a cerimónia, muitos antigos presidentes e seus representantes deixaram os seus testemunhos.

Quanto à galeria de presidentes está agora patente, de forma permanente, nas instalações da Junta de Freguesia, dando a conhecer os são-brasenses que, desde 1919, lideraram esta autarquia

Convidado a participar nas comemorações são-brasenses da Revolução dos Cravos, o secretário de Estado da Descentralização e da Administração Local Jorge Botelho enalteceu a iniciativa: «nada melhor para celebrar Abril do que reconhecer a importância dos autarcas», recordando que está em curso o processo de transferência de competências do Estado para as autarquias.

Um «patamar de responsabilidade para o qual o executivo de São Brás de Alportel terá competência para desempenhar», afirmou.

 



Comentários

pub