Museu do Trajo está a restaurar murais da antiga Casa Bancária de Manuel Dias Sancho

Ao longo de dois meses, visitantes poderão «ver, acompanhar e contactar diretamente com a técnica» responsável pelos restauro

O Museu do Trajo, em São Brás de Alportel, deu início aos trabalhos de restauro de um conjunto de pinturas murais, concebidas para decorarem uma das salas da antiga Casa Bancária de Manuel Dias Sancho.

A intervenção, a cargo de Patrícia Varela, através da sua empresa de conservação e restauro, a Sentirem, começou «há poucos dias» e será um trablho «longo e meticuloso», segundo o museu sãobrasense.

«Durante este processo, que terá a duração prevista de 2 meses, os visitantes do Museu terão a oportunidade ver, acompanhar e contactar diretamente com a técnica», acrescenta o Museu do Trajo.

 

 

Patrícia Varela começará, desde logo, pela limpeza das obras, que decoravam o gabinete privado do banqueiro Manuel Dias Sancho, que se pensa que tenham sido elaboradas por um artista local, nos anos 20 do século passado.

«Velhos vernizes e sujidade serão removidos, o que permitirá restituir às pinturas as suas cores originais. Este será o primeiro painel, de uma série de seis, que se seguirão, de forma faseada», explicou o museu.

 

 



Comentários

pub