A “Ciclovia da Lezíria”, que liga Castro Marim a Vila Real de santo António, foi utilizada por 23.453 caminhantes, desde que foi instalado um sistema de monitorização que contabiliza as pessoas que fazem o percurso a pé, há cerca de seis meses.
O sistema não contabiliza os que usam a bicicleta para percorrer esta via de 3 quilómetros, junto à EN125, entre a zona do revelim de Santo António e a rotunda junto à passagem de nível, à entrada de VRSA.
No entanto, garantiu a Câmara de Castro Marim, que construiu a ciclovia no início de 2020, são muitos os ciclistas que percorrem a infraestrutura, «sendo certo que se tem observado uma redução dos movimentos pendulares por carro entre as duas sedes de concelho».
Quanto ao sistema instalado, tem «a capacidade de transmitir dados à distância, garantindo informações em tempo real», e permite «avaliar o impacto que estes investimentos têm no território, bem como delinear estratégias para o futuro, considerando que possibilita antecipar o desgaste do traçado e assim garantir a sua sustentabilidade a longo prazo».
O equipamento foi instalado pela associação Odiana, com o apoio dos municípios de Castro Marim, VRSA e Alcoutim, também para monitorizar Grande Rota do Guadiana.
A “Ciclovia da Lezíria” é «o primeiro troço de um projeto integrado de sustentabilidade ambiental que o município de Castro Marim promove como Triângulo Verde: Vila Real de St. António – Castro Marim – Praia Verde».
Enquadrada no PO CRESC Algarve 2020, no âmbito do plano de ação PADRE, aprovado para o Baixo Guadiana na operação READY, e apoiada por Portugal e União Europeia, a infraestrutura foi cofinanciada a 70% pelo FEDER.
A próxima infraestrutura ciclável de Castro Marim até à Praia Verde é uma empreitada estimada em cerca de 850 mil euros, enquadrada no PO CRESC Algarve 2020, cofinanciada a 50% pelo FEDER, no âmbito do PAMUS (Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável). A obra será ainda objeto de candidatura ao Empréstimo Quadro do BEI.
«Localizada na EN 125-6, a via de acesso à freguesia de Altura e ao IC27, deverá ter uma extensão de cerca de cinco quilómetros e a sua criação está integrada num projeto de valorização da rodovia, nomeadamente no alargamento e repavimentação e na melhoria da drenagem», segundo a autarquia.
A ciclovia que fechará o circuito do triângulo verde, Vila Real de St. António – Praia Verde, será um troço da Ecovia do Litoral e do EuroVelo, promovida pela CCDR – Algarve e pela AMAL.
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