Covid-19: Marcelo espera que Estado de Emergência termine em Abril e dê lugar a «boa onda»

«Para a semana temos mais números e vamos ver se corre bem até esse momento de decisão»

Foto: Arlindo Homem

O Presidente da República afirmou hoje, 7 de Abril, esperar que o Estado de Emergência termine no final de Abril, após uma última renovação, e dê lugar a «uma boa onda».

«Vamos ver. Depende de todos nós», considerou o chefe de Estado, que falava aos jornalistas durante uma visita ao Centro Social Polivalente de São Cristóvão e São Lourenço, em Lisboa, para assinalar o Dia Mundial da Saúde.

Questionado sobre os dados da evolução da Covid-19 em Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa reiterou que «Abril é um mês decisivo» e realçou que «há uma parte que passa pelas pessoas, o que é que as pessoas fazem, o tipo de convívio que têm, a criação ou não de condições para que o desconfinamento seja suave e progressivo», sem «sobressaltos» indesejáveis.

Depois, referiu que, «para a semana haverá mais um momento de reflexão sobre a renovação do estado de emergência e, portanto, haverá uma sessão epidemiológica e haverá a audição dos partidos políticos e haverá uma decisão sobre essa renovação».

«Se me perguntam o que eu mais desejaria, eu desejaria que fosse a última renovação do estado de emergência, coincidindo com o fim do mês de abril. Verdadeiramente, era a minha vontade e penso que é a vontade de todos os portugueses», afirmou.

O Presidente da República decretou o estado de emergência em pela 14.ª vez no atual contexto de pandemia de Covid-19 a 25 de Março, com efeitos entre 1 e 15 de Abril. Uma próxima renovação por mais 15 dias irá vigorar entre 16 e 30 de Abril.

«Para a semana temos mais números e vamos ver se corre bem até esse momento de decisão e se depois correm bem os 15 dias seguintes, porque isso significaria correr bem o mês de Abril e podermos entrar em maio numa outra onda, uma boa onda – não é uma quarta vaga negativa, era uma boa onda, uma onda positiva. Vamos ver», acrescentou.

 



Comentários

pub