CDS de Portimão confirma apoio à candidatura de Carito à Câmara Municipal

Apoio de outros partidos ainda está a ser negociado

Luís Carito na apresentação da sua candidatura – Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

O CDS/PP de Portimão confirmou ontem à noite, em reunião da sua Comissão Política Concelhia, o apoio à candidatura de Luís Carito à Câmara Municipal portimonense, apurou o Sul Informação.

João Gonçalves Caetano, presidente dos centristas daquele concelho do Barlavento algarvio, disse ao nosso jornal que falta apenas definir se a candidatura do antigo vice-presidente da Câmara de Portimão e figura de proa dos socialistas avança como «candidatura do CDS com independentes» ou se «contará com a participação de outros partidos».

«Há uma série de questões para decidir, em termos formais. Isso está ainda a ser conversado, até a nível nacional», acrescentou. «Quando estiver fechado, divulgaremos quais são os partidos».

Luís Carito apresentou, a 31 de Março, numa curta declaração aos jornalistas, a sua «candidatura independente» à Câmara de Portimão, mas apoiado por um «movimento com vários partidos», incluindo o «PSD, CDS e Iniciativa Liberal», bem como «pessoas independentes, sem partido».

Poucos minutos depois de o Sul Informação ter publicado a notícia com as declarações do candidato, a Iniciativa Liberal negou de forma categórica qualquer apoio, dizendo mesmo que a candidatura era «a representação do nepotismo, do compadrio, da corrupção e da má gestão pública que existe não só no Algarve, mas no nosso país».

Também pouco depois, soube-se que a conferência de imprensa conjunta dos líderes do PSD de Portimão (Carlos Gouveia Martins) e do CDS local (João Caetano), marcada para as 20h00 no Teatro Municipal Tempo, e que serviria para anunciar o apoio destes partidos a Luís Carito, tinha sido desmarcada.

É que o PSD acabou por voltar atrás no seu apoio a Carito. Apesar de aprovado pelos social-democratas portimonenses, esse apoio esbarrou na oposição das Comissões Políticas Distrital e Nacional (e, segundo algumas fontes, do próprio Rui Rio). Tratava-se de ter como cabeça-de-lista, sob a égide do PSD, alguém que foi vice-presidente da Câmara de Portimão, eleito pelo PS, onde detinha os pelouros financeiros e das empresas municipais, e que é considerado como um dos principais responsáveis pela quase falência daquela autarquia. Tais acusações, acrescente-se, foram refutadas pelo candidato na apresentação da sua candidatura.

No domingo, Luís Carito tinha reafirmado, em declarações ao Sul Informação, a sua intenção de ser candidato à Câmara de Portimão, como «independente», embora com o possível apoio do CDS, que agora se confirma.

 
 

 
 



Comentários

pub