PSD retira candidatura de Luís Carito à Câmara de Portimão

Possível cabeça-de-lista nem chegou a ser discutido na Comissão Política Distrital deste sábado

Luís Carito na sua declaração aos jornalistas – Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

O PSD de Portimão retirou este sábado, na reunião da Comissão Política Distrital dos social-democratas, a candidatura de Luís Carito à Câmara Municipal desta cidade algarvia, confirmou ao Sul Informação o presidente da Distrital.

David Santos acrescentou que «a candidatura nem chegou a ser discutida» na reunião da Distrital, tendo sido retirada pelos responsáveis pela Secção Concelhia de Portimão, presidida por Carlos Gouveia Martins.

Ao que o nosso jornal apurou, a candidatura de Luís Carito, antigo vice-presidente da Câmara de Portimão e ex figura de proa do Partido Socialista, não foi aprovada pelo PSD nacional, obrigando os social-democratas portimonenses a voltar atrás.

Na passada quarta-feira, dia 31 de Março, pouco passava das 18h00 quando Carito anunciou, numa curta declaração aos jornalistas, que, «depois de uma reflexão longa, hoje, às 3 e meia da tarde, tomei a decisão de apresentar a minha candidatura à Câmara Municipal de Portimão, como independente», mas apoiado por um «movimento com vários partidos», incluindo o «PSD, CDS e Iniciativa Liberal», bem como «pessoas independentes, sem partido».

Poucos minutos depois de o Sul Informação ter publicado a notícia com as declarações do putativo candidato, a Iniciativa Liberal negou de forma categórica qualquer apoio, dizendo mesmo que a candidatura era «a representação do nepotismo, do compadrio, da corrupção e da má gestão pública que existe não só no Algarve, mas no nosso país».

Também pouco depois, soube-se que a conferência de imprensa conjunta dos líderes do PSD de Portimão (Carlos Gouveia Martins) e do CDS local (João Caetano), marcada para as 20h00 no Teatro Municipal Tempo, e que serviria para anunciar o apoio destes partidos a Luís Carito, tinha sido desmarcada.

A questão é que os cabeças-de-lista do PSD às Câmaras Municipais só têm estado a ser anunciados, pelo próprio Rui Rio, enquanto presidente do partido, depois de validados pelas respetivas Comissões Políticas Distritais e, em seguida, pela CP Nacional. No caso de Carito, o anúncio foi feito antes de serem cumpridos estes trâmites, o que, desde logo, causou polémica entre os social-democratas.

Mas a própria escolha de Luís Carito para candidato apoiado por PSD e CDS, quando ele sempre foi, enquanto vice-presidente da autarquia portimonense eleito pelo PS, considerado por aqueles partidos como um dos principais responsáveis pela quase falência da Câmara, caiu muito mal no seio dos social-democratas, nos seus apoiantes e na opinião pública.

Francisco Amaral, presidente da Câmara de Castro Marim, e o mais antigo autarca do PSD em funções no Algarve, comentando a situação, escreveu esta tarde na sua página de Facebook: «Ufff que alívio. PSD nacional rejeita candidato “inventado” pelo PSD de Portimão. É importante credibilizar a vida política. Basta de jogadas manhosas de bastidores».

O Sul Informação já tentou falar com o presidente do PSD/Portimão, mas, até ao momento, não foi possível, pelo facto de o mesmo se encontrar numa reunião partidária.

 



Comentários

pub