“Berbicacho” da Astrazeneca não atrasa vacinação no Algarve

Até ontem, foram administradas 82.209 vacinas no Algarve

O “berbicacho” relacionado com a vacina da Astrazeneca, que deixou de ser administrada a menores de 60 anos, não vai adiar o objetivo de vacinar 70% dos algarvios até ao final do mês de Agosto. A convicção é de Paulo Morgado, presidente da Administração Regional de Saúde, que reforça que a região tem capacidade para vacinar 3000 pessoas por dia.

Em conferência de imprensa, o responsável disse que, apesar do “berbicacho” – como lhe chamou António Costa – com a vacina da Astrazeneca, essa meta «continua a ser possível. Esta semana, começam a chegar as vacinas da Janssen e vão continuar a chegar progressivamente mais vacinas desta marca que é uma vacina de dose única».

Além disso, «continuamos a contar com as vacinas que já temos, incluindo a da Astrazeneca, que vamos continuar a usar, porque é essa a recomendação, na população com mais de 60 anos».

Apesar de haver a «necessidade de ajustar o plano, mudando de uma vacina para outras, não haverá grande impacto no plano de vacinação».

Paulo Morgado reforçou que, no Algarve, se estão a administrar vacinas a «um ritmo idêntico ao das outras regiões e vamos chegar a valores idênticos de cobertura vacinal».

Segundo o presidente da ARS, «faltar-nos-ão vacinar 300 mil pessoas. Se vacinarmos ao ritmo de 3000 pessoas por dia, em 100 dias conseguimos atingir a taxa de cobertura de 70%».

Até ontem, revelou Paulo Morgado, foram administradas, no Algarve, 82.209 vacinas, sendo que há 23.423 pessoas que já receberam as duas doses e 58.772 que receberam a primeira dose, o que corresponde a 5% da população total da região.

A terceira fase da vacinação, a nível nacional (e no Algarve) deve iniciar-se, segundo o responsável, «no final de Abril, início de Maio. Será um processo por faixa etária, dos mais idosos para os mais novos e que irá assim abranger a população adulta».

 

 



Comentários

pub