3ª edição do Orçamento Participativo de Castro Verde arranca a 1 de Maio

A iniciativa tem como objetivos aproximar os munícipes das políticas públicas municipais

Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação – Arquivo

A 3ª edição do Orçamento Participativo (OP) de Castro Verde arranca a 1 de Maio e as propostas podem ser apresentadas até 30 de Junho. 

Uma das novidades desta edição é o valor definido para as ações de 2022, num total de 50 mil euros. Desse valor, 25 mil destinam-se a projetos promovidos exclusivamente nas freguesias rurais do concelho, incluindo Casével.

A iniciativa tem como objetivos aproximar os munícipes das políticas públicas municipais através da recolha e integração de propostas de utilidade coletiva no Orçamento Municipal para o próximo ano.

Espaço público, espaços verdes, higiene urbana, cultura e desporto, ação social e saúde, educação e juventude, modernização administrativa, trânsito, infraestruturas e mobilidade, turismo e desenvolvimento económico, ambiente, segurança e proteção civil são as áreas sobre as quais podem incidir as propostas a apresentar pelos munícipes.

O Orçamento Participativo do Município de Castro Verde destina-se a todo os cidadãos, com idade igual ou superior a 16 anos, estudantes, residentes ou recenseados no concelho.

O OP Castro Verde 2021 registou um total de 671 participantes inscritos e 340 votos, distribuídos por 15 propostas em áreas como ambiente, espaço público, educação, higiene urbana, cultura e desporto.

Apesar do quadro de pandemia, a edição anterior ficou marcada pela relevante adesão da população de todo o concelho, tanto ao nível da apresentação de propostas (22 apresentadas), como ao nível da votação (138 via sms/126 votos online/76 votos presenciais), o que permitiu à Câmara Municipal de Castro Verde traçar uma avaliação positiva, revelando cidadãos ativos e empenhados na vida do seu concelho.

Quem quiser submeter propostas, pode fazê-lo aqui.

Comentários

pub