18 casos de Covid-19 colocam Aljezur em risco elevado de contágio

Testagem massiva em Odemira detetou casos em trabalhadores migrantes residentes em Aljezur

Aljezur

Aljezur registou 18 novos casos de Covid-19 nos últimos 14 dias e tem uma incidência de casos positivos nesse período de 322 infeções por 100 mil habitantes. Este valor equivale a um risco elevado de contágio, de acordo com os parâmetros da Direção Geral de Saúde.

Em nota de imprensa, a Câmara de Aljezur adianta que os casos positivos foram revelados, nos últimos dias, depois da testagem massiva, feita em Odemira, aos «trabalhadores sazonais que exercem a sua atividade profissional nas explorações agrícolas».

A Câmara de Aljezur explica que «alguns» destes trabalhadores, migrantes, residem no concelho algarvio com as suas famílias.

Aljezur é, aliás, um dos municípios que recebeu ontem um “aviso” de António Costa por ter uma incidência acima dos 120 casos/100 mil habitantes a 14 dias. Caso este valor não baixe nos próximos 15 dias, não haverá progressão para a fase seguinte do plano de desconfinamento.

Para evitar que esse “travão” aconteça, «a Câmara Municipal, através do Serviço Municipal de Proteção Civil e da Acão Social, as Autoridades de Saúde Publica e a Guarda Nacional Republicana, com a colaboração das Juntas de Freguesia, têm em marcha um plano de identificação dos casos positivos e dos seus contactos, para que sejam testados e isolados para se evitar a transmissão comunitária».

Desde terça-feira, prossegue a autarquia, já foram testadas «cerca de 125 pessoas».

O Município de Aljezur apela «a toda a população residente e visitantes a que evitem comportamentos de risco, cumpram as regras de segurança amplamente conhecidas e difundidas pela DGS e comuniquem às autoridades policiais e de saúde situações de inconformidade com as determinações e normas em vigor».

 




 

Comentários

pub