São Brás de Alportel ajuda mais famílias a pagar a renda de casa

Apoio já era dado em 2020 e foi agora alargado

São Brás de Alportel – Foto: Flávio Costa | Sul Informação

A Câmara de São Brás de Alportel vai ajudar três dezenas de famílias são-brasenses a pagar as rendas de casa, ao abrigo do Programa Municipal de Apoio Arrendamento, cujo alcance vai duplicar em 2021.

Este foi o resultado de um segundo concurso para atribuição deste apoio, criado no âmbito da pandemia, lançado em Janeiro.

A oficialização dos apoios, que consistem «na atribuição de um apoio monetário mensal para apoiar os agregados familiares em situação de vulnerabilidade no pagamento da renda de casa, aconteceu na semana passada.

«Na elaboração do Orçamento para 2021, a Câmara Municipal alargou a verba para estes apoios, no sentido de permitir duplicar esta medida lançada em 2020 e que já apoia dezenas de famílias a pagar a renda de casa», explicou a Câmara de São Brás de Alportel.

Está prevista a realização de outro concurso para atribuição de um novo conjunto de apoios no início do 2º trimestre do ano.

A par deste programa, o município lançou, também em 2020, o Programa de Apoio ao Arrendamento Jovem, «uma nova resposta social promotora do acesso à habitação, adequada às necessidades de jovens famílias, cujo 2º período de candidaturas terminaria no final de Fevereiro. Dado coincidir com um domingo, o prazo foi estendido até ao dia 5 de Março».

«O Programa de Apoio ao Arrendamento Jovem que consiste no arrendamento de fogos de habitação do município, por um período máximo de 3 anos, a jovens famílias são-brasenses, que enfrentam situações de carência económica e social, que dificultam o acesso ao arrendamento de uma habitação adequada às suas necessidades, constituindo este apoio uma primeira ajuda na construção do seu futuro», enquadrou a autarquia.

Este programa é dirigido a jovens com idade igual ou superior a 22 anos e inferior a 35 anos, com residência no concelho há pelo menos 3 anos, profissionalmente ativos ou, pelo menos com 12 meses de descontos na Segurança Social nos últimos 24 meses. Pretende-se apoiar as jovens famílias que lutam diariamente na construção de uma vida melhor.

 

 



Comentários

pub