Projeto “100 Memórias de Castro Marim” já se mostra online e nas ruas

Exposição física na Casa do Sal reabrirá assim que for possível

O projeto das “100 Memórias de Castro Marim” foi  lançado em site e no Facebook e já está a mostrar a história deste concelho online. De caminho, foi montada uma exposição de rua, já a pensar no desconfinamento.

Esta iniciativa nasceu no final de 2019, «com um repto lançado à população, para que cedessem recordações pessoais e/ou familiares ao município».

«Inspirado na necessidade de preservar, tratar e divulgar a documentação histórica de Castro Marim, a autarquia construiu uma narrativa cronologicamente contextualizada, que permite não só um resgate do passado, mas também a construção de um novo significado sobre o mesmo», segundo a Câmara castromarinense.

Da recolha feita, resultou a exposição “100 Memórias de Castro Marim”, que foi inaugurada em Setembro de 2020 na Casa do Sal.

Depois desta mostra, «que será reaberta ao público logo que possível», as “100 Memórias de Castro Marim” são agora apresentadas online, «permitindo uma maior projeção e divulgação de um projeto que se pretende contínuo e em permanente crescimento».

As “100 Memórias de Castro Marim” integram também uma exposição de rua, já instalada nas artérias da vila raiana.

Quando terminar o confinamento, quem passar por Castro Marim, «pode percorrer as ruas da vila como se folheasse um livro de história. As ruas, travessas ou largos de Castro Marim cunharam a vida de muitos castromarinenses, cujas memórias podem agora ser revisitadas em 20 painéis espalhados pela vila».

Outra das apostas do projeto consistiu na edição de um jornal que divulga algum do espólio em exposição, mas sobretudo que homenageia o primeiro jornal existente em Castro Marim – “Flores sobre Ruínas”. O jornal será também distribuído na altura do desconfinamento, para que o público possa conhecer melhor este projeto e interpretar a exposição de rua.

«Neste mergulho às memórias individuais e fragmentadas, foi também realizado um levantamento audiovisual sobre o património imaterial de Castro Marim, que pode agora ser visualizado no site das 100 Memórias e no canal Youtube do Município de Castro Marim», concluiu a Câmara.

A autarquia continua a reunir contributos para este acervo municipal, disponibilizado para consulta pública no novo Arquivo Digital.

Quem quiser contribuir com cartas, fotografias, postais, documentos, livros ou recordações, pode fazê-lo através do e-mail [email protected] ou presencialmente, no Gabinete de Apoio ao Munícipe, em Castro Marim.

O projeto das “100 Memórias de Castro Marim” é cofinanciado pelo Programa Interreg Espanha-Portugal 2014-2020, apoiado pela União Europeia, cofinanciado a 75% pelo FEDER, projeto 0131_FOURTOURS_5_E.

 

Fotos: Câmara de Castro Marim

 



Comentários

pub