Morreu José Vila, o cozinheiro de petiscos que criou o Vila Lisa

Com o seu amigo José Lisa, fundou, no início dos anos 80, uma das primeiras casas dedicadas aos petiscos algarvios

José Duarte Martins da Silva, conhecido como Vila, cozinheiro (e pintor) que criou, em 1981, com o seu amigo José Lisa, o restaurante Vila Lisa, na Mexilhoeira Grande, morreu esta segunda-feira, dia 29 de Março, aos 77 anos.

A Adega Vila Lisa, criada no início dos anos 80, tinha como característica o facto de não ter ementa. O cliente comia o que havia no dia, com a garantia de que seriam sempre petiscos algarvios de grande qualidade, muitas vezes feitos com as amêijoas e outros bivalves da Ria de Alvor, ali a dois passos, ou com os produtos das hortas da Mexilhoeira Grande (Portimão).

Miguel Esteves Cardoso, António-Pedro Vasconcelos, Miguel Sousa Tavares fizeram a fama da adega petisqueira, escrevendo sobre ela inúmeras vezes. Mas houve muitos outros clientes célebres, nomeadamente os nacionais Mário Soares , Eduardo Barroso ou Carlos do Carmo, ou os internacionais Robert de Niro e James Gandolfini (o Tony Soprano da famosa série).

Pela notoriedade alcançada e pelo trabalho em prol da gastronomia de Portimão e do Algarve, José Vila tinha sido agraciado com a Medalha de Mérito Municipal. Era também pintor de algum talento reconhecido.

José Vila ((1944-2021), que foi funcionário público na Câmara de Sintra, antes de decidir abrir um casa de pasto na sua terra natal da Mexilhoeira Grande, acompanhava muitas vezes os clientes, a degustar os petiscos que preparava ou os vinhos que os acompanhavam. Talvez por isso, veio a sofrer de diabetes, que o levaram a perder uma perna em 2015. Acabou por falecer agora, aos 77 anos.

 

José Vila – Foto: Filipe da Palma | Câmara Municipal de Portimão

 



Comentários

pub