Ministro do Ambiente vem ao Algarve fazer roteiro dedicado à água

Périplo começa em Odeleite e termina em Alcantarilha

João Matos Fernandes, ministro do Ambiente e da Ação Climática, vai estar amanhã no Algarve para fazer um  roteiro dedicado à água, que inclui uma visita à barragem de Odeleite, mas também a inauguração de estações elevatórias em Olhão e Faro e de um novo edifício na  Estação de Tratamento de Águas de Alcantarilha.

Durante a visita, «será também destacado o projeto de fornecimento de Água para Reutilização (ApR) da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Vila Real de Santo António, para rega dos campos de golfe existentes na zona norte do concelho de Castro Marim», bem como o sistema de secagem solar das lamas,  «com capacidade para processar cerca de 4.000 toneladas/ano de lamas» ali existente, segundo a Águas do Algarve, responsável pelas infraestruturas que serão visitadas.

O ministro, acompanhado por Inês dos Santos Costa, secretária de Estado do Ambiente, começa o roteiro na Barragem de Odeleite, onde assistirá à apresentação do projeto do “Sistema de elevação de água para o túnel de Odeleite/Beliche”, que «visa melhorar o abastecimento de água na região do Algarve, através do aproveitamento e captação do volume morto de água da albufeira de Odeleite».

Será no mesmo local que se fará a apresentação dos projetos da ETAR de VRSA.

A comitiva irá, depois, seguir para Olhão, para a inauguração da Estação Elevatória do Mercado de Olhão e, logo depois, para Faro, onde será inaugurada outra estrutura semelhante, no Ferragial.

Ambas as infraestruturas estão integradas no Sistema Multimunicipal de Saneamento do Algarve, «designadamente nos subsistemas que afluem à nova ETAR de Faro-Olhão».

«O programa terminará com a inauguração do edifício de flotação da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Alcantarilha, em Silves, cuja entrada em operação vai permitir robustecer o tratamento de água para abastecimento na zona do barlavento algarvio, a qual é captada na albufeira da barragem de Odelouca», acrescentou a Águas do Algarve.

 

 



Comentários

pub