Aeroporto de Faro está entre os melhores da Europa

Aeroporto de Faro foi distinguido na categoria de 5 a 15 milhões de passageiros

Foto de Arquivo: Nuno Costa|Sul Informação

O Aeroporto de Faro foi distinguido pelo ACI Europe, Organização Internacional de Aeroportos, nas categorias de “Best Airport” e “Best Hygiene Measures”. Estes prémios distinguiram ainda os Aeroportos de Lisboa, Porto, Madeira e Ponta Delgada «pela contínua aposta na experiência e segurança dos passageiros no contexto da pandemia Covid-19», realça a ANA/Vinci Aeroportos.

A atribuição do prémio “Best Airport” contemplou a dimensão, sendo que o Aeroporto de Faro, juntamente com o Aeroporto Francisco Sá Carneiro, foram distinguidos na categoria de 5 a 15 milhões de passageiros.

Já o Aeroporto de Lisboa foi premiado na categoria de 25 a 40 milhões de passageiros e o de Ponta delgada nos aeroportos com menos de 2 milhões de passageiros.

«Atendendo às exigências da atual situação pandémica, o ACI introduziu um novo prémio, o “Hygiene Award”, com o intuito de reconhecer a capacidade de aeroportos garantirem ambientes higienizados e seguros e a manutenção das medidas necessárias para responder às necessidades e expetativas dos passageiros», explica a ANA/Vinci.

Nesta nova categoria, além do Aeroporto de Faro, destacaram-se os aeroportos do Porto, Madeira e Ponta Delgada entre os melhores da Europa.

Nesta categoria, o mérito atribuído pelo ACI, realça a empresa que administra o Aeroporto de Faro, «vem evidenciar a prioridade da ANA/Vinci Airports em atualizar os procedimentos de segurança sanitária e a permanente preocupação em melhorar a experiência dos passageiros».

Todos os aeroportos ANA/VINCI Airports «implementaram medidas de proteção desde o início da crise pandémica (Dezembro 2019), em estreita colaboração com as autoridades de saúde, adicionando medidas e otimizando os processos sempre que necessário», acrescenta a ANA/Vinci.

Segundo Luis Felipe de Oliveira, diretor geral do ACI World, «os prémios demonstram o foco dos aeroportos vencedores em oferecer experiências de excelência, destacando-os como exemplares».

O responsável reforça que, «mesmo perante as circunstâncias, a voz dos passageiros reconhece o esforço e compromisso das equipas em fornecer serviços de qualidade superior».

Por seu lado, Thierry Liggonière, CEO da ANA Aeroportos de Portugal, salienta a importância deste reconhecimento «num ano de incertezas, as nossas equipas têm demonstrado empenho e resiliência. Fomos capazes de nos reinventar, adaptar e inovar, assegurar a proteção de todos, para todos. Estes prémios indicam-nos que estamos no caminho certo para a retoma do mercado da aviação, com a confiança necessária na nova experiência do passageiro».

Os prémios ACI foram atribuídos no âmbito do programa internacional ASQ, Qualidade dos Serviços Aeroportuários, que visa medir a satisfação global dos passageiros face aos serviços e produtos oferecidos e compreender de que modo as suas perspetivas e expectativas têm vindo a alterar-se. Implementada a uma escala mundial, esta iniciativa identifica as melhores práticas, promovendo a competitividade na indústria.

 



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