Programa de apoio à inovação no turismo tem inscrições abertas

Inscrições estão abertas até 4 de Abril

As inscrições para o Aceler@Tech in Portugal, um programa que visa «potenciar a inovação no Turismo e atrair investimento para Portugal», já estão abertas.

Esta iniciativa internacional de aceleração organizada pela “Acredita Portugal”, que conta com o apoio do Turismo de Portugal, «tem como objetivo atrair para o país a melhor inovação ligada ao Turismo e assim contribuir para o aumento da competitividade e inovação do setor».

Os interessados, podem inscrever-se até ao dia 4 de Abril, através do site do programa.

O Aceler@Tech in Portugal «é um programa altamente seletivo», destinado às «mais promissoras startups do mundo que possam potenciar o setor do turismo e viagens».

Depois de uma primeira fase de apresentação de projetos, iniciada a dia 15 durante a qual estão a ser promovidos webinars sobre diversos temas, haverá um fase de aceleração de duas semanas, a decorrer em Abril, pela qual todos os projetos inscritos na iniciativa terão de passar.

Após este período, serão selecionadas as 20 melhores propostas, que passam à segunda fase de aceleração, onde «irão ser postos em contacto com diversos mentores com experiência no desenvolvimento de negócio e/ou na área do Turismo, investidores nacionais, empresas portuguesas líderes do setor com quem poderão desenvolver pilotos e startups portuguesas ligadas ao Turismo com quem poderão explorar sinergias».

«Ao mesmo tempo, todos os projetos vão ser capacitados com competências-chave que irão apoiar o seu desenvolvimento em Portugal», segundo os promotores da inciativa.

Tudo isto decorrerá, exclusivamente, online.

No final, os três melhores projetos receberão prémios em dinheiro no valor global de 20 mil euros – 15 mil para o 1º, 3 mil para o 2º e 2 mil para o 3º.

Segundo Rita Marques, secretária de Estado do Turismo, que marcou presença na sessão de abertura do Aceler@Tech, «o nosso objetivo é posicionar Portugal na liderança do Turismo a uma escala global, uma ambição simples que exige a conjugação de vários recursos e foco».

«Nesse sentido, o que temos vindo a fazer através do NEST – Centro de Inovação do Turismo é criar um hub que potencia competências técnicas, recursos, formação e inovação numa plataforma única para apoiar as empresas no setor a serem mais competitivas. A intervenção do Turismo de Portugal faz-se também através da parceria desenvolvida com intervenientes responsáveis por organizar programas de aceleração – como a Acredita Portugal, universidades e investidores, que tornam possível identificar boas ideias e criar um ecossistema dinâmico no setor do Turismo», acrescentou a governante.

Já Fernando Fraga, diretor de inovação da Acredita Portugal, considera que «um turismo competitivo e inovador é essencial para manter o posicionamento de Portugal enquanto player mundial no setor e conseguir ultrapassar os desafios atuais».

«Programas como o Aceler@Tech permitem estimular a inovação das nossas startups, identificar o que de melhor se faz neste contexto e promover a sua implementação nas empresas portuguesas. Uma iniciativa com esta dimensão complementa o esforço a ser empreendido pelo Turismo de Portugal na criação de melhorias que tornem o Turismo nacional uma referência à escala global», enquadrou.

Ao longo das próximas semanas, os interessados podem seguir online os webinars “Turismo e Vinhos” (3 de Março), “Hotelaria e Serviços de apoio ao Turismo” (10 de Março), “Diversidade das Regiões” (17 de Março), “Turismo de Saúde e Natureza” (24 de Março) e “Apoios, financiamento e entrada na Europa” (31 de Março).

 



Comentários

pub