Morreu Manuel Bento Serra, antigo Delegado Regional de Cultura do Algarve

Foi ainda professor adjunto convidado na ESGHT, da Universidade do Algarve

Manuel Bento Santos Serra, que exerceu o cargo de Delegado Regional de Cultura do Algarve, de 1992 a 1997, faleceu este sábado, dia 6 de Fevereiro, em Faro, aos 68 anos.

A Direção Regional de Cultura, em nota publicada no Facebook e assinada pela sua diretora Adriana Freire Nogueira, salienta que Bento Serra, enquanto delegado regional, «promoveu o restauro da sala do Teatro Lethes, onde se realizaram muitos espetáculos de itinerâncias, nomeadamente um palco para a apresentação de óperas na região».

Na sua longa carreira profissional dedicada à cultura, desempenhou ainda vários cargos, como técnico superior na Cinemateca de Lisboa e diretor de Departamento na Câmara Municipal de Faro, entre Janeiro de 1998 e Janeiro de 2002. Tinha-se reformado recentemente da Direção Regional de Cultura do Algarve.

Também na vida académica da região, Bento Serra deixa a sua marca, tendo sido professor adjunto convidado na ESGHT, da Universidade do Algarve, de 1989 a 2008. Aí ministrou as disciplinas de Economia, Economia Portuguesa e Europeia, História do Pensamento Económico, Economia dos Media e outras.

Manuel Bento Serra, nascido em Julho de 1952, era também conhecido pelas várias décadas de voluntariado no meio do associativismo local, sempre em prol das mais nobres causas, como a apoio aos mais desprotegidos e a promoção da cultura no distrito.

Destaque para as suas passagens pela direção do Conservatório Regional do Algarve Maria Campina e pela cooperativa de produção cultural Osíris, além da ARPI – Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos do Concelho de Faro, de cuja direção era atualmente presidente, tendo substituído António Justo, falecido em 2016.

Numa nota pública de pesar, a Câmara de Faro lamenta o falecimento de Manuel Bento Serra, que apresenta como «conhecido economista algarvio, dirigente público, homem da cultura e do associativismo local».

 

 

 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 

 



Comentários

pub