Faro vai ter Passeio Fernando Silva Grade

Também haverá um Passeio dos Poetas

Faro vai ter um Passeio Fernando Silva Grade, no Parque Ribeirinho, em homenagem a este ilustre farense, falecido em Setembro de 2019. 

Este novo topónimo já foi aprovado, em reunião de câmara, realizada a 1 de Fevereiro.

Biólogo de formação, Fernando Silva Grade foi um conceituado artista plástico e um ativista ambiental, defensor de causas cívicas e acérrimo defensor do património cultural e arquitetónico algarvio e farense.

A Câmara de Faro agraciou-o com a medalha de mérito grau ouro em 2018, no seu dia da Cidade, e diz que ««vem agora perpetuar, com esta atribuição, o seu nome e a nobre causa que abraçou».

A autarquia também aprovou mais três novos topónimos. Um deles é o Passeio dos Poetas, que terá continuidade com o Passeio Fernando Silva Grade.

Neste caso, o objetivo é « homenagear grandes autores portugueses, com especial destaque para autores algarvios». Pretende-se a futura colocação, em suportes a definir, de extratos de poemas destes autores.

Além disto, Faro terá uma “Travessa da Penha”, nome dado à rua que liga a Estrada da Penha à Rua Jornal “O Algarve” e que não tinha qualquer designação.

Por fim, haverá o Beco da Horta do Ferragial”, situado na rua Eng.º Aboim Sande Lemos. Nesta zona da cidade, conhecida como a Horta do Ferragial, nenhuma rua «perpetuava esta memória do sítio, pelo que se considerou útil a atribuição deste topónimo», diz a autarquia.

Esta atribuição foi igualmente proposta pelos serviços da Câmara e validada pela Comissão Municipal de Toponímia, na sua última reunião.

 



Comentários

pub